O que é a Cátedra de Design, Arte e Ciência?

A cátedra é uma ação de internacionalização da pesquisa em Design, Arte e Ciência, suas correlações e seus estados-da-arte, que partiu inicialmente da Universidade Jorge Tadeo Louzano da Colômbia, e que se intercambiou para vários países da América Latina e Espanha. O Brasil é representado pelo Media Lab/BR e seus integrantes.
No segundo semestre do ano de 2023, a responsabilidade pela organização e execução da Cátedra ficou nas mãos do Brasil, assim, cada universidade participante do Media Lab/BR estabeleceu sua forma de ofertar a Cátedra e seus desafios a cada um dos seus públicos. Na Unifesspa, a Cátedra será alvo de uma disciplina no curso de Artes Visuais e será ofertada como uma ação de Extensão para toda a Universidade e para a comunidade externa.

Palestras

Abertura da DAC 2023

Palestra Inaugural - Pablo Andres Granda

Segundo Dia - Juan Alberto Conde e Sérgio Amadeu da Silveira

Terceiro Dia - Claudia Facca e Maria Ximena Betancourt

Quarto Dia - Raúl Niño e Vanderlei Cunha Parro

Quinto Dia - José Carlos de Souza Jr e Luis Felipe Lalinde Castrillón

Vídeo

Sexto Dia - Creativity as Survival: the politics of mobile networked pratices - Adriana de Souza e Silva

Vídeo

Sétimo Dia - Conectoma, Micorriza: emergencia y simbiosis en el arte medial - Tania Aedo / Eye-tracking como ferramenta de Pesquisa em Artes Visuais - Claudio Coutinho

Vídeo

Oitavo Dia - Instalación y Monitoreo del primer sistema solar fotovoltaico interconectado de Colombia - Andrés Julián Aristizabal e (Des)(Re)Territorialização do Sujeito - Marluza da Rosa

Palestras

A ideia de um Media Lab é não apenas de promover pesquisas de inovação tecnológica que deve influenciar em diversas esferas do conhecimento, mas também de criar um espaço para a ambientação da comunidade interna e externa à universidade com as inovações tecnológicas.

Prof. Teófilo Augusto - Coordenador Media Lab/Unifesspa