/O que é Solarpunk?

O Solarpunk é um movimento estético que promove algumas discussões interessantes. Para melhor compreensão trazemos um texto que foi originalmente publicado na plataforma Reddit (Veja aqui) com nossa tradução para melhor compreensão do assunto:


O que é o Solarpunk? Solarpunk é uma estética e um gênero literário que surgiu de movimentos sociais existentes. Fundamentalmente, o solarpunk trata de imaginar futuros possíveis e trabalhar para criá-los: assim como a Terra é composta por diferentes biomas, não há um futuro solarpunk definitivo. Um futuro solarpunk é aquele em que aproveitamos a tecnologia para cuidar de todos os seres humanos, para restaurar e cuidar dos ecossistemas ao nosso redor. O solarpunk também visa minar os sistemas atualmente em vigor que ameaçam o futuro que estamos tentando criar.
O solarpunk é coletivista: trata-se de trabalhar juntos para o bem comum.
O solarpunk é polifônico: não se pode falar pelos outros solarpunks, apenas estar em diálogo e em coro com eles. Embora o solarpunk pareça utópico, ele está enraizado na realidade e não é isento de lutas. As estéticas solarpunk mudam dependendo de quão longe você olha para o futuro.
Conceitos Conflitantes:
O capitalismo é um sistema econômico no qual os indivíduos buscam lucro vendendo seus bens e serviços em um mercado onde os preços são ditados pela oferta e demanda. É o sistema econômico predominante na maioria dos países hoje. O capitalismo entra em conflito com o solarpunk porque incentiva os indivíduos a extrair mais do que contribuem, às custas de outras pessoas e do planeta. Além disso, os motivos de lucro levam à superprodução e à obsolescência programada, que desperdiçam recursos. Embora transições em direção à sustentabilidade possam ocorrer dentro da economia capitalista atual, ela é amplamente considerada incompatível a longo prazo com uma sociedade em que os recursos são consumidos e replenished de forma responsável. Isso ocorre porque o capitalismo é um sistema de soma zero: extrair recursos do Sul global para alimentar o Núcleo Imperial cria e reforça a marginalização. No Núcleo, empresas que pagam salários baixos (incluindo a terceirização) são como os acionistas e a administração conseguem receber bônus tão grandes. Se você quiser saber mais sobre como o capitalismo impulsiona as mudanças climáticas, este artigo de Jonathan T. Park é uma ótima introdução. Se você quiser aprender mais sobre como o capitalismo gera desigualdade social, esta breve entrevista com Angela Davis vai mais a fundo sobre as conexões.
O ecofascismo culpa as mudanças climáticas pela superpopulação e afirma que o controle populacional é o melhor caminho para evitar mais mudanças climáticas. O ecofascismo anda de mãos dadas com a eugenia, que por sua vez é baseada em racismo, capacitismo e classismo. Se você acredita que a redução da população é necessária, um grupo de pessoas deve ser selecionado para ter sua população reduzida, o que é, por definição, eugenia. Não há lugar para o ecofascismo no solarpunk, porque não há lugar para racismo, capacitismo ou classismo no solarpunk. Se você quiser aprender mais sobre o ecofascismo e sua história, este artigo do fundador do Black Geographers, Francisca Rockey, é um ótimo ponto de partida.
O greenwashing é uma estratégia de marketing que as empresas usam para fazer os clientes pensarem que seu produto é mais ecologicamente correto do que realmente é. Essa tática de marketing lucra com o desejo das pessoas de proteger o meio ambiente sem a empresa investir dinheiro e esforço para fazer melhorias significativas. Quando você vê algo sendo comercializado como verde, certifique-se de investigar os detalhes e pensar no que não está sendo dito. Se você quiser aprender mais, este artigo de Lydia Noyes detalha o que é o greenwashing, por que é um problema e como identificá-lo em produtos. Se você quiser avaliar sistemas e serviços em vez de produtos, confira ferramentas de contabilidade de sustentabilidade como fichas de pontuação de sustentabilidade.
O anarco-primitivismo é um movimento em direção a formas anarquistas, pré-industriais (e muitas vezes pré-agrícolas) de viver. O anarco-primitivismo afirma que a injustiça social foi iniciada ou exacerbada pela agricultura e, posteriormente, pela industrialização. O anarco-primitivismo é o menos controverso desses conceitos conflitantes, mas muitas vezes gera debates entre aqueles que veem a tecnologia como uma ferramenta para resolver problemas sociais e ambientais e aqueles que preferem ferramentas tradicionais ou existentes. Devido à variedade de estilos e desenvolvimento tecnológico encontrados no solarpunk, o anarco-primitivismo representa um extremo de um espectro no qual a linha divisória é frequentemente objeto de debates amigáveis. As críticas comuns ao anarco-primitivismo se concentram na misantropia contra a humanidade como um todo, na romantização da cultura indígena e no capacitismo. Além disso, o solarpunk é concebido como sendo de alta tecnologia onde faz sentido, enquanto o anarco-primitivismo exige tecnologia baixa ou nenhuma tecnologia. Pode haver alguma sobreposição estética entre os dois, dependendo do seu sabor favorito de solarpunk, mas o solarpunk não é primitivista. Se você quiser aprender mais sobre o anarco-primitivismo, a Biblioteca Anarquista tem um artigo sobre sua formação e implicações modernas.
Envolva-se
Muitas das seguintes sugestões vieram de um post feito por u/briar_bun. Leia o post original aqui!
Nível Um
Vote. Lembre outras pessoas de votar.
Sempre junte-se a um sindicato disponível.
Nunca atravesse uma linha de piquete. Não apoie empresas que tenham funcionários em greve.
Carregue uma caneta marcadora para desfigurar propaganda fascista que você encontrar.
Pare de comprar moda rápida / compre em segunda mão.
Pesquise como sua área local classifica os recicláveis.
Desafie-se a reduzir sua produção de lixo.
Reduza o consumo de carne, ou torne-se vegetariano/vegano/flexitariano (ou apenas considere carnes sem carne às vezes, o Impossible Beef geralmente é apenas um pouco mais caro do que a carne normalmente precificada).
Se sua cidade não tiver reciclagem/compostagem, escreva para eles sobre isso.
Doe produtos para uma loja de segunda mão em vez de jogá-los fora. Verifique as listas de desejos de organizações locais sem fins lucrativos, por exemplo, resgates de animais muitas vezes precisam de toalhas e cobertores.
Veja se há uma instalação de reciclagem têxtil por perto para qualquer coisa rasgada/não vale a pena doar. Alternativamente, se for feito de 100% algodão, essa parte da roupa pode ser compostada.
Lave suas roupas com menos frequência: isso não apenas economiza água, mas também faz suas roupas durarem mais tempo. Muitas roupas também podem ser lavadas com água fria em vez de água quente, a maioria das roupas que requerem água quente pode ser limpa adequadamente com água morna.
Mude do leite de vaca para leite não lácteo (mas tenha cuidado com o leite de amêndoa, é ruim para as abelhas). Considere fazer seus próprios leites vegetais.
Pesquise seu zoológico local, como eles tratam os animais e para quem eles doam. Considere obter uma associação ao zoológico. É um bom autocuidado passear pelo zoológico, e os zoológicos sempre precisam de dinheiro. Jardins botânicos são outra boa opção.
Mude para produtos mais sustentáveis ou compostáveis sempre que possível (escovas de dentes, areia para gatos, detergente para a roupa, etc.). Se estiver nos EUA, procure produtos de fabricantes locais/independentes, cooperativas ou corporações certificadas como B.
Evite empresas como Walmart, Hobby Lobby, Chick-fil-A, Kelloggs, Nestle, etc. Considere experimentar um aplicativo como Buycott.
Pesquise os povos indígenas de sua terra local.
Exclua sua conta no Facebook.
Visite seu parque/praia/estrada favorita e recolha o lixo enquanto caminha.
Veja se sua área tem uma Feira do Faça Você Mesmo ou Repair Cafe, lugares onde pessoas habilidosas em reparos oferecem seus serviços gratuitamente e as pessoas trazem itens quebrados.
Visite sua feira de fazendeiros local.
Verifique de onde sua empresa obtém produtos e sugira alternativas sustentáveis.
Converse com seus colegas de trabalho, vizinhos e família sobre os valores solarpunk e como podemos trabalhar juntos.
Deixe espaço para o luto ecológico. Estamos todos estressados simplesmente por viver neste período. Deixe-se sentir essas emoções e liberá-las.
Nível Dois
Aprenda habilidades de reparo, como soldagem, remendos de alvenaria, mecânica, costura, remendos, etc. Então você pode priorizar a reparação de itens em vez de substituí-los. Envolva seus amigos, aprenda a fazer coisas juntos ou troque/troque/habilite habilidades.
Elimine gradualmente itens de uso único em sua casa, especialmente aqueles feitos de plástico (garrafas de água, canudos, copos de café, ziplocs, filme plástico etc).
Considere copos ou absorventes reutilizáveis para seu ciclo menstrual.
Aprenda a remendar itens para que você possa manter suas roupas e outros itens por mais tempo.
Ande/bike/ônibus/trem mais. Você precisa de mais pontos de ônibus ou mais faixas de bicicleta? Entre em contato com seus políticos locais.
Composte! Existem várias maneiras de fazer isso ao ar livre ou mesmo dentro de casa. Se você não tiver uso para o composto, doe-o para o seu jardim comunitário mais próximo ou jardineiros.
Nível Três
Doe para Defensores da Terra Indígena e apoie-os pessoalmente quando solicitado.
Deixe notas no supermercado para chamadas à ação, como boicotar a Kelloggs ou comprar uma xícara reutilizável Keurig.
Tente organizar uma Feira do Faça Você Mesmo ou Repair Cafe. Comece pequeno, mesmo que seja apenas uma festa de remendo de meias.
Veja se sua empresa pode incentivar a caminhada/bicicleta para o trabalho, adicionando coisas como bicicletários para segurança.
Incentive sua empresa a obter passes de ônibus gratuitos para os funcionários.
Considere (e pesquise!) empresas como Loop ou Imperfect Foods para reduzir o desperdício de alimentos e embalagens.
Considere (e pesquise!) empresas de reciclagem especializadas como Ridwell.
Se você tiver algum tipo de pensão, pergunte ao seu gerente se eles podem incluir opções de investimentos ESG/opções desinvestidas de empresas de combustíveis fósseis.
Mude do seu banco para a sua cooperativa de crédito local.
Verifique os hábitos de reciclagem e compostagem do seu local de trabalho. Tente iniciar um programa de reciclagem se não houver nenhum em vigor. Lembre-se de que também há reciclagem de lixo eletrônico.
Substitua todas as máquinas que você possui que queimam combustíveis fósseis por máquinas que não o fazem (carros, fogões, aquecedores, etc).
Coloque um varal. As secadoras consomem grandes quantidades de energia.
Participe de reuniões da cidade e defenda políticas/zonas de boa reforma (Infelizmente, sua voz tem mais peso do que a dos inquilinos. Certifique-se de usar esse poder!)
 
Nível Quatro
Envolver-se na política local da sua cidade ou vila, mesmo que seja apenas acompanhando as reuniões pelo Zoom/Meet/Whatsapp. Participe das reuniões, convide seus amigos. Quais são as necessidades da sua comunidade local que não estão sendo adequadamente atendidas? Pode ser útil escrever para os políticos locais e compartilhar com eles soluções para esses problemas que funcionaram bem em outros lugares.
Voluntarie-se em um centro de idosos, cozinha comunitária, parque ou em qualquer lugar.
Escreva para as empresas que você gosta, elogiando pelo que fazem bem e pedindo que melhorem ainda mais.
Candidate-se para ser um trabalhador eleitoral.
Junte-se a um jardim comunitário se você não tiver espaço próprio para cultivar.
Entre em contato com um Organizador Sindical se o seu local de trabalho não tiver um sindicato.
Converse com seu sindicato sobre um Green Ban (proibição verde).
Organize uma greve! Você e seus colegas valem a pena!
Separe dinheiro para fiança se seu amigo quiser sabotar uma usina de energia.
Junte-se ao seu MakerSpace local.
Comece a vasculhar lixeiras e recolher itens deixados na calçada, se ainda não o fez. Isso pode ser combinado com listas de desejos de organizações sem fins lucrativos locais.
Trabalhe com o Food Not Bombs local.
Existem ações mais radicais que você pode tomar e grupos aos quais pode se juntar, que é melhor não discutir abertamente no Reddit, mas certifique-se de ter um fundo de fiança.
Para Moradores de Apartamentos Junte-se ao sindicato de inquilinos. Se não encontrar um, pesquise como criar um.
Envie um e-mail profissional para seu senhorio sobre painéis solares. Inicie uma "loja de segunda mão" gratuita na lavanderia. Certifique-se de limpá-la regularmente e descarte qualquer coisa que não valha a pena levar para casa.
Inicie um quadro comunitário/Quadro de Empréstimos para as pessoas postarem coisas que desejam emprestar ou outras necessidades que tenham.
Inicie uma campanha de arrecadação de alimentos na sua lavanderia com uma grande caixa de papelão.
Coloque lembretes de votação na parede da sua caixa de correio para eleições locais, municipais, estaduais, provinciais e federais com suas datas de vencimento.
Faça compostagem! Existem vários métodos de compostagem indoor disponíveis.
Considere instalar um varal na sua sacada ou um suporte de secagem dentro de casa, se tiver espaço.
Verifique suas lixeiras com frequência, especialmente se estiver em um complexo de apartamentos mais agradável.
Para Proprietários Coloque um comedouro para pássaros, a menos que haja problemas de saúde, como outro surto de vírus da gripe aviária.
Instale painéis solares, pesquise como fazer uma adaptação solar passiva, veja a possibilidade de instalar energia solar térmica ou uma bomba de calor para aquecer a água. Para climas mais frios, considere o aquecimento radiante passivo com energia solar, reduza o termostato no inverno e aumente no verão, e use mais ventiladores em vez de ar-condicionado. Um medidor de quilowatts informará quanto de eletricidade os eletrodomésticos realmente consomem.
Pesquise a arquitetura local/vernacular/tradicional para a sua região; pode haver dicas da era pré-industrial sobre como manter as casas confortáveis.
Compostagem! Plante árvores estrategicamente para resfriar a casa no verão ou fornecer quebras de vento no inverno. Inicie uma horta de vegetais ou plantas nativas em qualquer espaço livre que tiver. Evite plantar espécies invasivas.
Substitua seu gramado por trevo ou gramíneas nativas, dependendo do seu clima e localização e do que é nativo na sua área.
Inicie uma Little Free Library (Pequena Biblioteca Livre).
Instale um filtro de microplásticos em sua máquina de lavar.
Instale eletrodomésticos/chuveiros/vasos sanitários eficientes em energia e água. Pesquise sistemas de água cinza.
Verifique a isolamento da sua casa! Isso pode economizar muito dinheiro e energia. A fibra de vidro perde resistência ao longo do tempo, então a espuma spray de célula fechada pode valer o investimento. Vedação de rachaduras, vazamentos e buracos na estrutura do prédio.
Substitua todos os aparelhos que queimam combustíveis fósseis por aqueles que não queimam (carros, fogões, aquecedores, etc.).
Instale um varal. As secadoras consomem grandes quantidades de energia.
Participe das reuniões da cidade e defenda boas políticas/reformas de zoneamento (infelizmente, sua voz tem mais peso do que a dos inquilinos. Certifique-se de usar esse poder!).

/Ah, mas isso é irreal para o Brasil!

Sim, sabemos que muitas coisas listadas aqui ainda estão muito longe de qualquer viabilidade prática em nosso país. Mas se você chegou até aqui outros podem chegar e assim a gente vai mudando de pouco em pouco. A velocidade da mudança pode não ser rápida o suficiente, mas é melhor do que não fazer nada. E acreditamos que pode ser que quando um certo número de pessoas começarem a trabalhar em prol desse objetivo, teremos uma aceleração nesses resultados.

/O projeto

Queremos trazer a discussão sobre o futuro da Amazônia para dentro do Media Lab/Unifesspa, provocando a comunidade acadêmica a pensar soluções tecnológicas e inovadoras que promovam esse bem-estar planetário. Nossa intenção é trabalhar pela valorização da cultura nortista, periférica, indígena, e ribeirinha, fazendo com que as tecnologias sejam aplicadas com esses saberes e não acima deles.

Dessa maneira, o projeto "Bases para a reflexão do Amazonofuturismo e da Cosmovisão Amazônica" será lançado com essa perspectiva.

A ideia de um Media Lab é não apenas de promover pesquisas de inovação tecnológica que deve influenciar em diversas esferas do conhecimento, mas também de criar um espaço para a ambientação da comunidade interna e externa à universidade com as inovações tecnológicas.

Prof. Teófilo Augusto - Coordenador Media Lab/Unifesspa