/MEDIALAB/BR - ECOARTE::TERRA EM TRÂNSITO

EcoArte::Terra em Trânsito - Mostra audiovisual abordando produções no campo das artes visuais, ciência e tecnologia em seus diálogos frente à crise ambiental e às mutações das formas de vida e suas conexões interespécies e interplanetárias.

Apresentada no Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade ao longo do mês de abril, a mostra conta com a participação de mais de 30 artistas oriundos de diferentes lugares do mundo e se propõe a apresentar aspectos do pensamento e da produção audiovisual contemporânea.

Destaca o uso de diversas tecnologias de produção de imagens bem como sua circulação, como dos marketplaces da criptomoeda aos espaços de arte - museus e galerias, ampliando-os para os espaços urbanos e as redes sociais. O uso de dispositivos da arte computacional, do metaverso à Inteligência Artificial generativa, assim como do vídeo, animação, performance e instalações estão no centro dos encontros públicos com a presença dos artistas para tratar dos processos de criação e colaboração entre áreas do conhecimento.

A água, da desertificação à inundação e a ameaça aos diversos biomas permeiam grande parte das obras realizadas por artistas em colaboração transdisciplinar e em rede, tratando das implicações que envolvem aspectos do antropoceno com foco na “tecnobiodiversidade”. EcoArte::Terra em Trânsito inspira-se nas concepções do filósofo chinês Yuk Hui acerca da tecnodivesidade, aliada às idéias de Donna Haraway em torno dos saberes situados, entre outras concepções, como EcoTecnoCeno.

Por meio de quatro eixos temáticos e ao longo de quatro encontros, a mostra promove experiências em um ambiente coletivo, aberto e reflexivo acerca das urgências ambientais e suas emergências éticas, estéticas, poéticas e políticas.

 MEDIALAB/BR - ECOARTE::TERRA EM TRÂNSITO

Convidamos para apreciarem a Mostra Audiovisual "Ecoarte::Terra em Trânsito" que trata das relações entre arte, tecnologia e a crise climática e integra o OpenLab proposto pelo grupo de pesquisa em rede iberoamericana HOLOSCI[U]DAD[E] como atividade preparatória do Simpósio Internacional de Inovação e Mídias Interativas - SIIMI. Com curadoria da artista, pesquisadora e curadora Lilian Amaral a mostra ocorrerá ao longo do mês de abril nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade (SP), conta com a participação de mais de 30 artistas de diferentes lugares do mundo e terá a abertura no dia 02 de Abril às 15h.

Para aqueles que não puderem estar fisicamente na mostra, será disponibilizado um link para participação.

O Media Lab/Unifesspa fará a transmissão na Sala Corpo do Ateliê de Artes Visuais.

Em diálogo com o OpenLab, constituído pelos encontros com artistas pesquisadores e curadores da mostra "Ecoarte::Terra em Trânsito", será realizada a primeira Residência Artística da FAV/Unifesspa com objetivo de organizar uma exposição especial durante o SIIMI 2024 a ocorrer em Marabá/PA em Agosto de 2024.

Lilian Amaral @amaral_arte / https://www.espai214.org/holos/

#mostra #audiovisual #arte #videoarte #medialab #siimi #iagenerativa #artecomputacional #metaverso #artecontemporanea #artetecnologica #crise ambiental #antropoceno #tecnodiversidade #saberessituados


/Artistas, pesquisadores e curadores participantes

Lilian Amaral - SP/BR

Artista visual, pesquisadora e curadora internacional no campo da arte pública relacional em contexto ibero-americano. Doutora (2010) e Mestre (2000) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Universidade Complutense de Madrid (2000/2010). Pós-Doutora em Arte e Cultura Visual pelo PPG FAV/UFG e Universidade Barcelona/ES (2014). Possui obras em acervos em museus e espaços públicos no Brasil e exterior. Lider do Grupo de Co-pesquisa e co-criação em arte, ciência e tecnologia em rede iberoamericana HolosCi(u)dad(e)*/MediaLab BR /– www.holos.espai214.org. Pesquisadora e Docente junto ao PPGHDL FFLCH / DIVERSITAS USP. Seu foco investigativo centra-se nas relações entre práticas artisticas, artivismo, ecossistemas poéticos e ambientais, co-pesquisa e co-criação em rede.

Marcio Harum - SP/BR

Marcio Harum realiza entre 2023 e 2024 a itinerância de Década dos Oceanos - 1ª Mostra Nacional de Criptoarte. Uma Rede: Arte Postal da América Latina e Europa do Leste 1970-1980 na Bienal de Arte Contemporânea SACO 1.1, em Antofagasta, no Chile, 2023. Coordenou o Programa CCBB - Arte e Educação em São Paulo entre 2018 e 2020. Foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo de 2012 a 2016. Tem participado de comissões julgadoras dos mais destacados editais de artes visuais do país, como a comissão do 1o Salão Nacional de Arte Contemporânea no MAC-Goiânia em 2022 e 51o Salão de Arte Contemporânea de Santo André em 2023. Vive em São Paulo. 

Marcos Umpierrez – UY

Músico, artista sonoro e visual, performer. Professor da Faculdade de Artes/UDELAR/Montevidéu/Uruguai. Faz parte de grupos de pesquisa em arte, tecnologia, meio ambiente e comunidade, como HolosCi(u)dad(e). Participou de exposições, performances, projetos e palestras no Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia, Brasil, Espanha e Itália. Militante pela água, pelo território e pelo meio ambiente.

Hugo Fortes – SP/BR

Artista Visual, Curador, Designer e Professor Associado da Universidade de São Paulo, Brasil. Como artista, já apresentou seu trabalho em mais de 15 países, em locais como George-Kolbe Museum Berlin, Ludwig Museum Koblenz Alemanha, Galerie Artcore Paris, Columbus University USA, Academia Real de Artes de Kopenhagen, Paço das Artes São Paulo, Brasil, Videobrasil, Centro Cultural Recoleta, Argentina, etc. Em 2016 tornou-se livre-docente com a tese "Sobrevoos entre Homens, Animais, Tempos e Espaços: Pensamentos sobre Arte e Natureza", na USP, onde atua como professor desde 2008. Sua pesquisa como artista e como docente é voltada pelas relações entre arte e natureza, com destaque para questões relativas à paisagem, aos animais e à água.

Cleomar Rocha - GO/BR

Pós-doutor em Cidades Inteligentes (USP), Poéticas Interdisciplinares (UFRJ), Estudos Culturais (UFRJ), e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem (UnB) e Licenciado em Letras (FECLIp). Professor do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV/UFG), Artes Visuais (IdA/UnB) e Performances Culturais (FCS/UFG). Coordenador do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas da UFG (MediaLab / UFG). Artista e pesquisador produtividade do CNPq.

Ivan David

Doutorando na Universidade de São Paulo (DIVERSITAS – Humanidades Direitos e Outras Legitimidades). Mestre em Artes Plásticas - Poéticas Visuais, (ECA/USP). Desenvolve pesquisas com video, realidade virtual e inteligência artificial.

Itamar Vidal

Doutor em Música pela UNICAMP, desenvolve pesquisas sonoras sobre a flora e a fauna.

Lucas Bambozzi – MG-SP/BR

Lucas Bambozzi é artista multimídia, com trabalhos exibidos em mais de 45 países. Desde os anos 90 explora novas possibilidades de arte envolvendo meios de comunicação, tendo sido um dos iniciadores do Festival arte.mov e curador dos projetos Labmovel, Multitude, Visualismo, AVXLab e MOOLA. Possui Mphil na universidade de Plymouth, Inglaterra e é doutor em Ciências pela FAUUSP. É professor na FAAP e em vários cursos livres. 

Mauricio Adinolfi – Santos/SP - BR

Artista visual, graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Doutor em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, com intercâmbio e residência artística na Escola Superior de Educação, pelo Instituto Politécnico do Porto, PT. Sua pesquisa e prática artística desenvolveu-se a partir da experiência com a construção naval e as comunidades litorâneas em diferentes contextos. Abordando situações críticas decorrentes das transformações sociais e da exploração dessas comunidades, Adinolfi faz da pintura e do uso da madeira como suporte, o mote para a aproximação com outros profissionais, a viabilização de trabalhos colaborativos e de intervenções urbanas no Brasil e do exterior.

Lynn Carone – EUA-DF/BR

Lynn Carone é natural de Los Angeles, EUA, naturalizada brasileira. Graduou-se como artista na Faap, Fundação Armando Álvares Penteado em 1988 e viveu em São Paulo até 2017. Mestre pelo programa de Pós Graduação em Artes Visuais na linha de Artes e Tecnologia na Universidade de Brasília, onde lecionou de 2018 à 2020, como professora substituta. É arte/educadora, formadora de professores e designer de joias. Desenvolveu projetos e participou de coletivos em parceria com artistas, tais como “Espaço comum”, Espaço conexão”, “Atelier das quatro”, R”itos baldios”, “Linha imaginária”, “ Tempo, espaço e lugares”, Coletiva “Novembro”, ”Uma mulher por metro quadrado”, “Correspondências”, @3’e coletivo Lâmina, entre outros. 

Val Sampaio – PA/BR

Val Sampaio, Belém do Pará. Atua como artista visual, multimídia, videoarte, fotografia a instalações, intervenções e ações. Pertence a geração que produziu videoarte nos anos 90. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará, professora da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte da UFPA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em arte contemporânea, arte e tecnologia, crítica de arte, teorias da arte, processo de criação, arte contemporânea e arte e vida. Coordena e participa como artista/pesquisadora do grupo de pesquisa em poéticas artísticas Lab Techné - Mais informações: https://www.labtechne.net/ http://www.valsampaio.com/; http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/577065 / https://mangueiradesejo.com.br/

Sissi Fonseca – SP/BR

Artista visual, trabalhando principalmente com performance. Formada em Comunicação pela ECA USP e com ampla formação em artes visuais e em dança. Desde 1994, tem apresentado suas performances no Brasil, Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, Índia, Argentina, Chile e Venezuela, Argentin, entre outros países. A intuição feminina e o papel da mulher na sociedade servem como matéria para sua criação. Participou de residências artísticas na Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos.

Luisa Giraldo - CO

Riógrafa, Publicista de la Universidad Jorge Tadeo Lozano, Artista Plástica de la Universidad Nacional, Magister interdisciplinar en Teatro y Artes Vivas de la Universidad Nacional/Instituto Departamental de Bellas Artes en Cali, Colombia. Docente de Artes Visuales en la Universidad de Pamplona. Destaque em su trayectoria:tacan el gesto Altar Vivo, colección permanente del MAMBO, Desierto/Inundación con el grupo de investigación HolosCi(u)dad(e) presentada en el Festival Internacional de la Imagen (Manizales) y en el Museu Nacional da República (Brasilía), 2023, la participación en el 7mo Festival Pliegues y Despliegues de Artes Vivas (Bogotá) con la obra Escucha de Caracol, entre otras participacioneslocales e Internacionales. 

Claudia Zanatta - RS/BR

Cláudia Zanatta é artista visual. Professora do Departamento de Artes Visuais/IA/UFRGS. Possui graduação em Artes Visuais e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Arte Público pela Universidad Politénica de Valencia (Espanha). Estudou cerâmica no Sanbao Ceramic Art Institute, em Jingdezhen, capital da porcelana na China. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania. Desenvolve uma poética focada em arte pública, ecologia e cidade contemporânea. Participa de exposições em âmbito nacional e internacional.

Vado Vergara - RS/BR

Vado Vergara é artista visual formado em Produção Audiovisual e Doutorando em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes, PPGAV, da UFRGS. com pesquisa voltada à arte contemporânea e cidade. Participou de exposições coletivas e individuais, seus trabalhos já foram premiados e circularam por mais de 50 festivais nacionais e internacionais, museus, galerias e mostras de cinema e videoarte. Em 2019, Vado Vergara recebeu o prêmio "Lawrence Kasdan Award", (Oscar Award Qualifying), no 57º Ann Arbor Film Festival, festival mais antigo de filmes experimentais e vanguarda da América do Norte. Vado Vergara também recebeu o prêmio de Melhor Direção no FestUni do 51o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 

Giselle Beiguelmann – SP/BR

Artista e professora Livre-Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Pesquisa preservação de arte digital, arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória no século 21. Desenvolve projetos de intervenções artísticas no espaço público e com mídias digitais. É autora de vários livros e artigos sobre o nomadismo contemporâneo e as práticas da cultura digital. Foi coordenadora do curso de Design da FAUUSP de 2013 a 2015, onde leciona desde 2011. Entre seus projetos recentes destacam-se Memória da Amnésia (2015), Odiolândia (2017) e Monumento Nenhum (2019). É membro do Laboratório para OUTROS Urbanismos (FAUUSP) e do Interdisciplinary Laboratory Image Knowledge ? Humboldt-Universität zu Berlin.

Suzete Venturelli - SP-DF/BR

Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, doutorado em Artes e Ciências da Arte pela Universidade Sorbonne Paris I e mestrado em Histoire et Civilisations pela Universidade Montpellier III - Paul Valery, França, com a dissertação intitulada "Candido Portinari: 1903-1962". Desde 1986, atua como professora titular, artista e pesquisadora na Universidade de Brasília, passando a integrar a Universidade Anhembi Morumbi em 2019, além de ser bolsista do CNPq. Como coordenadora, participa dos Encontros Internacionais de Arte e Tecnologia (#ART). Link do Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/0129810966268826

Tania Fraga - SP/BR

Tania Fraga é uma artista computacional que há 37 anos cria experiências sensoriais imersivas combinando arte, ciência, natureza, e tecnologia, usando diversas ferramentas e combinando conceitos, técnicas e materiais para criar experiências sensoriais imersivas em montagens poéticas mistas. Hoje ela faz parte do Coletivo IADÊ de São Paulo, é vice-presidente do Instituto de Matemática, Arte e Tecnologia de São Paulo, e tem desenvolvido atividades em seu ateliê, o Atelier Tania Fraga.

Daniel Prazeres – SP/BR

Arquiteto e Urbanista, doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2022), Bolsista PPGDesign UAM – PROSUP-CAPES. Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2022). Especialização em Gestão de Projetos – FMU (2019) e Design de Interiores - IED (2015), graduado em Arquitetura e Urbanismo – Uninove (2010). Docente da Faculdade Belas Artes e SENAC.

/ Sobre o HOLOSCI[U]DAD[E]

*Holosci(u)dad(e) Grupo internacional e interinsticucional de co-pesquisa e co-criação em Arte, Ciência e Tecnologia em rede iberoamericana - http://holos.espai214.org/

Artistas pesquisadores participantes da obra coautoral DESIERTO/INUNDACIÓN

  • Lilian Amaral – MediaLab BR / DIVERSITAS USP Lider do Grupo de Pesquisa. 

  • Bia Santos - (FaBIAne Cristina Silva dos SANTOS) – BR/ES - Universidade de Zaragoza

  • Marcos Umpiérrez - UDELAR/Montevideo/Uruguay

  • Liliana Fracasso - Academia de Belas Artes de Veneza /IT

  • Marina Buj - Universidad de Girona / ES

  • Karla Brunet – Universidade Federal da Bahia / BR 

  • Ivan David - DIVERSITAS/USP / BR

  • Ricardo dal Farra - Concordia University (Canadá / Argentina)

  • José Prieto Martín- Universidade de Zaragoza e Vega Ruiz Capellán/ES

  • Suzete Venturelli – Universidade de Brasília (UnB) - UAM/SP- BR 

  • Carina Ochi Flexor - Universidade de Brasilia (UnB)/BR

  • Matheus da Rocha Montanari - Universidade de São Paulo/BR

  • Daniel Toso – Argentina/Barcelona-ES

  • Paula Carolei – UNIFESP/BR

  • Brena Marques Pena – CEFET/MG-BR

  • Luisa Fernanda Girardo - Universidade de Pamplona/Colômbia

  • Mirian Celeste Martins - Universidad Presbiteriana Mackenzie/BR

  • Laurita Ricardo Salles – UFG/BR

/ Programação

logo ecoartes

Eco Arte::Terra em trânsito

Mapeamentos artísticos, interatividade e experimentação em arte tecnológica

 Concepção e curadoria: Lilian Amaral

Cineclube Oswald de Andrade

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade.  Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01123-001

Período: 02/04 a 23/04/2024

Evento internacional paralelo: Desierto/Inundación – Universidade de Zaragoza, Espanha, 14/03 a 12/04

Co-curadoria

HolosCi[u]dad[e]:: grupo de co-pesquisa e co-ciração em arte e tecnologia em rede iberoamericana

Colaboração

MEDIA LAB BR TRANSP PRETO 01

Realização

regua patrocinio

Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Apresentação

EcoArte::Terra em Trânsito - Mostra audiovisual abordando produções no campo das artes visuais, ciência e tecnologia em seus diálogos poético-críticos frente à crise ambiental e às mutações das formas de vida em suas conexões interespécies e interplanetárias.

Apresentada no Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade, a mostra conta com a participação de mais de 30 artistas oriundos de diferentes lugares do mundo e se propõe a apresentar aspectos do pensamento e da produção audiovisual contemporânea.

Destaca o uso de diversas tecnologias de produção de imagens bem como sua circulação, como dos marketplaces da criptomoeda aos espaços de arte - museus e galerias, ampliando-os para os espaços urbanos e as redes sociais. O uso de dispositivos da arte computacional, do metaverso à Inteligência Artificial generativa, assim como do vídeo, animação, performance e instalações estão no centro dos encontros públicos com a presença dos artistas e público para tratar dos processos de criação e colaboração entre áreas do conhecimento.

A água, da desertificação à inundação e a ameaça aos diversos biomas permeiam grande parte das obras realizadas por artistas em colaboração transdisciplinar e em rede, e tratam das implicações que envolvem aspectos do antropoceno com foco na “tecnobiodiversidade”. Ecoarte::Terra em Trânsito inspira-se nas concepções do filósofo chinês Yuk Hui acerca da tecnodivesidade 1, aliada às idéias de Donna Haraway em torno dos saberes situados, entre outras concepções como EcoTecnoCeno.

Por meio de quatro eixos temáticos e ao longo de quatro encontros ao longo do mês de abril, a mostra promove experiências em um ambiente coletivo, aberto e reflexivo acerca das urgências ambientais e suas emergências éticas, estéticas, poéticas e políticas.

 

MEDIALAB/BR - ECOARTE::TERRA EM TRÂNSITO

Convidamos para apreciarem a Mostra Audiovisual "Ecoarte::Terra em Trânsito" como parte do OpenLab proposto pelo grupo de pesquisa em rede iberoamericana HOLOSCI[U]DAD[E] como atividade preparatória do Simpósio Internacional de Inovação e Mídias Interativas - SIIMI. A mostra ocorrerá ao longo do mês de abril na Oficina Cultural Oswald de Andrade (SP), conta com a participação de mais de 30 artistas de diferentes lugares do mundo e terá a abertura no dia 02 de Abril às 15h.

Para aqueles que não puderem estar fisicamente na mostra, será disponibilizado um link para participação.

O Media Lab/Unifesspa fará a transmissão na Sala Corpo do Ateliê de Artes Visuais.

Em diálogo com o OpenLab constituído pelos encontros com artistas e a mostra "Ecoarte::Terra em Trânsito" será realizada a primeira Residência Artística da FAV/Unifesspa com objetivo de organizar uma exposição especial durante o SIIMI 2024 a ocorrer em Marabá/PA em Agosto de 2024.

 

#mostra #audiovisual #arte #videoarte #medialab #siimi #iagenerativa #artecomputacional #metaverso #artecontemporanea #artetecnologica #crise ambiental #antropoceno #tecnodiversidade

 

Programação ECOARTE::TERRA EM TRÂNSITO

Movimento 1: Paisagens Extremas

02/04/2024, das 15h às 18h e das 19h às 21h30

Roda de conversa: Processos de criação, conversa com artistas com apresentação das obras, das 15h às 18h

Abertura: Paisagens Extremas

  1. Roda de conversa com Lilian Amaral - MEDIALAB/BR, Cleomar Rocha (MediaLab BR/UFG) - Colectivo HolosCi(u)dad(e), Hugo Fortes (USP) e Marcio Harum.

Márcio Harum - Década dos Oceanos: dos marketplaces de criptoarte aos museus e centros culturais

  • Lilian Amaral / Coletivo HolosCi(u)dad(e) – Marcos Umpièrrez, Bia Santos, Liliana Fracasso, Marina Buj, Laurita Sales, Ivan David, SP/BR, UY, ES, CO, IT (Coordenação em rede)

  • Desierto/Inundación I – metaverso, vídeo, 7’24”, 2023
  • Desieto/Inundación II – Interactivo, 15’59”, 2023

INLETS – PANORAMA EXP

  • Videoinstalação, 2021

 Hugo Fortes SP/BR

  • AMAZONIA INSOMNIA, 4min (2018-2019)
  •  FOZ, 5min, 2016
  •  MAMIRAUÁ. Vídeo coletivo do grupo Amazon F.L.O.W: Hugo Fortes, Síssi Fonseca, Nivalda Assunção, Darlene Farris-LaBar, 10min, 2023

 Cleomar Rocha GO/BR

  • IN SITU, Video, 4’01”, 2024

Ivan David e Itamar Vidal

  • Cores da Extinção, Vídeo mp4 - 3' – 2023
  • Movimento 2: Um grito amargo de Gaia

09/04/2024, das 15h às 18h e das 19h às 21h18h

Roda de conversa: Processos de criação, conversa com artistas com apresentação das obras, das 15h às 18h

 Lucas Bambozzi – Solastalgia – SP/MG-BR

  • SOLASTALGIA, 2020-2023 vídeo digital, projeção FullHD, 13min
    Coleção do artista, São Paulo (Exppsição MAC USP ,2023)

Maurício Adinolfi

  • CARONTE – Monte Cabrão, vídeo, 5’34”, 2023
  • UltraMar, vídeo, 6’48”, 2013

Movimento 3: NaturezadoCorpo_CorpodaNatureza

16/04/2024 – das 15h às 18h e das 19h às 21h30

Roda de conversa: Processos de criação, conversa com artistas com apresentação das obras, das 15h às 18h

Lynn Carone

  • EntreMundos Video – FullHD, 5’03” ,2023

 Val Sampaio – Pará/Belém

  • WUIRAPU'RU', vídeo, 13’25”, 2024

Síssi Fonseca – SP

  • Apuí, 18 ‘, 2023. Videoperformance

 Luisa Giraldo – Colômbia (Coletivo HolosCi(u)dad(e)

  • Descoajar la montaña – Video, 7’07”, 2023
  • En la Laguna el Agua hace de Cuna – Video, 12’36”, 2021

Claudia Zanatta e Vado Vergara- RS/Brasil

  • O Rio | O Jardim | A Floresta - RS/BR Video, 2024.
  • Movimento 4: Mutações genéticas

23/04/2024 – das 15h às 18h e das 19h às 21h30

Roda de conversa: Processos de criação, conversa com artistas com apresentação das obras, das 15h às 18h

Sessão de reexibição: das19h às 21h30

Giselle Beiguelman – SP

  • Botânnica Tirânnica: uma genealogia do preconceito Ensaio Audiovisual 16:9, color, Full HD, stereo, 16’’, loop, 2022

 Suzete Venturelli – SP/DF (co-autores Camille Venturelli, Cora Venturelli)(Sonorização: Lilian Amaral, Ivan David e Itamar Vidal)

  • cavalo_banana_coco-natureza-arte AI - Revolution / Stable Diffusion, 2’19”, 2022/2024

Tânia Fraga – SP

  • Jardim de Epicuro 1
  •  Jardin de Epicuro 2

 Daniel Prazeres – SP

  • Manifesto da Natureza 13’47’’, color, full hd, Stereo, 2023

 ECOARTE: Terra em Trânsito

02/04 (terça-feira – Encontro com artistas) a 23/04 (reexibição nos sábados a tarde)

Curadoria Lilian Amaral - @amaral_arte

Encontros e exibição: terças-feiras, 02/04, 09/04 e 16/04 e 23/04, das 15h às 18h.

Abertura da Mostra: 02/04/2024, das 15h às 18h

Coordenação, curadoria: Lilian Amaral | @amaral_arte

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(11) 999301446

 1 A tecnodiversidade implica em pensar divergências no seio do desenvolvimento tecnológico (como histórias culturais), ou seja, produzir tecnologias alternativas. Yuk Hui sugere reivindicar, contra a concepção linear e única de progresso típica do eurocentrismo, em um mundo em que muitas cosmotécnicas sejam possíveis.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA SER ENCAMINHADO PARA A TRANSMISSÃO NO YOUTUBE.

A ideia de um Media Lab é não apenas de promover pesquisas de inovação tecnológica que deve influenciar em diversas esferas do conhecimento, mas também de criar um espaço para a ambientação da comunidade interna e externa à universidade com as inovações tecnológicas.

Prof. Teófilo Augusto - Coordenador Media Lab/Unifesspa