Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), mestrado (2006) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professor associado no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, educação indígena, movimento indígena, direitos indígenas e educação e diversidade.
Profesora na Facultad de Ciencias de la Información. Organizada e coordena junto com Juan Arturo Rubio Aróstegui, o I Simposio Cibercultura y New Media Art, dentro do Festival Madatac..Pesquisadora sobre arquivos de Arte Contemporänea .
Estudou Arquitetura na Universidad Nacional e obteve o título de Doctorado en Ingeniería Multimedia pela Universidad Politécnica de Cataluña. Entre os anos 2014 e 2018 foi Reitor da Universidad de Caldas. Dureante o periodo que ficou na Universidad de Caldas, foi parte do grupo que creiou o Programa de Design Visual, participou da fundação do Festival Internacional da Imagem que ainda coordena. Pesquisa termas relacionados a cultura, o cinenma, o audiovisual e a fotografia.
Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e no programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos da PUCSP. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP.Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.
Realizado desde 2012, o Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (SIIMI) é uma iniciativa do Media Lab /BR e seus parceiros, no contexto regional, nacional e internacional.
Esta será a realização da décima-primeira edição do Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, de orientação transdisciplinar, foca em aspectos da relação usuário-sistema, em seus vários aspectos, como arte, design, interfaces, modelos mentais de realização da tarefa, affordance, roteirização para mídias interativas, biotecnologia, metodologias de criativas, redução de custos na prototipação de produtos interativos, games, dentre outros.
As várias edições do SIIMI trouxeram importantes pesquisadores buscando fomentar perspectivas de transferência de tecnologia de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas compreendidas.
O formato do Simpósio observa palestras/conferências, mesas de discussão e sessões de comunicação, pensados para difundir o conhecimento na forma de divulgação científica, que se desdobrará nos produtos efetivos diretos (anais, vídeos e transmissão pela Internet) e indiretos (visitas técnicas, convênios e pesquisas conjuntas).
O SIIMI é responsável pela visibilidade e articulações internacionais, teve sua primeira edição em 2012, e já foi sediado nas cidades de Goiás (Goiânia), Brasília (Distrito Federal), Buenos Aires (Argentina), Valência (Espanha), Santiago (Chile) e a última edição que realizou-se concomitantemente em cidade Manizales e em Bogotá, Colômbia, e agora, pela primeira vez estará sendo sediado no Norte do país na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Com isso o evento tem se destacado como um dos principais eventos que coadunam Arte, Ciência e Tecnologia em diversas vertentes de apresentação.
ISSN 2358-0488
#### Dia 13_Ago_2024 ####
8h30 |
Mesa de abertura (Autoridades presentes e Coordenadores do Media Lab/BR) |
9h00 |
Palestra de abertura _Gersem Baniwa (UnB) / |
10h15 |
Intervalo |
10h30 |
Mesa temática Cosmovisões Amazônicas _Lideranças Indígenas _Lideranças Quilombolas Mediação: Prof. Teófilo Augusto (Media Lab/Unifesspa) |
12h00 |
Intervalo do Almoço |
14h00 |
Comunicações 1 _Teófilo Augusto e Armando Queiroz (Media Lab/Unifesspa) / Bases para a reflexão do Amazonofuturismo e da Cosmovisão Amazônica _Cleomar Rocha (Media Lab/UFG) /Cultware e as interfaces computacionais _Suellen Tobler (Nheengatu app) / Aplicativos para o ensino-aprendizagem de línguas indígenas de povos do Brasil _ Marcio Alves da Rocha (UFG) / Patologias Ético-Sócio-Técnicas da IA Generativa: Moralidade das Máquinas,extrativismo criativo e ciber-doutrinação. _Jader Braga (Nômade Tecnologias) / Plantaformas – Terra Preta Digital (Título Pendente) Mediação: Profa. Agda Carvalho (Media Lab/Mauá) |
15h50 |
Intervalo |
16h00 |
Comunicações 2 _Luisa Paraguai (Media Lab/PUC - Campinas) / Cartografia crítica: mapeamento participativo/colaborativo. _ Lilian do Amaral Nunes (Coletivo HolosCi(u)dad(e) - Media Lab/UFG) / EcoArte::Terra em Trânsito _Ana Moraes Vieira (Media Lab/UnB) / Lágrima como cicatriz do tempo: cosmopoéticas sonoras _ Val Sampaio e Moara Tupinambá (UFPA) / Notas sobre Técnicas e Cosmotécnicas da Nação Tupi das Águas Doces _Aquiles Burlamaqui e Laurita Salles (UFRN) / Ondas Sonoro/Luminosas Metaverso/3 Mediação: Profa. Regilene Sarzi (Media Lab/UNESP) |
18h20 |
Atividade cultural Inauguração da Exposição Singularidades |
#### Dia 14_Ago_2024 ####
9h00 |
Palestra _Raquel Caerols Mateo (Media Lab Prado) / Hegemonías tecnológicas en un mundo desigual: una mirada a la tecnodiversidad |
10h00 |
Intervalo |
10h10 |
Fórum: Media Lab/BR - Reunião dos Coordenadores |
11h00 |
Comunicações 3 _Hugo Alexandre Dantas do Nascimento (UFG), Marcilon Almeida de Melo (UFG), Laurita Ricardo de Salles (UFRN), Wagner Bandeira da Silva (UFG), Sérgio Teixeira de Carvalho (UFG), Luciana de Oliveira Berretta (UFG) / Investigação sobre Interações entre Espaços Físicos e Espaços Digitais Imersivos _ Elias do Nascimento Melo Filho (UnB) / (1) Realidade Virtual utilizada como recurso didático a aprendizagem de Lógica de Programação (2) Metaverso como Plataforma para Arte Científica: Investigando conceitos científicos por meio da Realidade Virtual _Lorena Ferreira (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes /CITAR / Universidade Católica Portuguesa) - A poética da escuta íntima: uma análise sobre a criação de espaços de intimidade a partir da gravação sonora. Mediação: Profa. Luisa Paraguai (Media Lab/PUC-Campinas) |
12h50 |
Almoço |
14h00 |
Comunicações 4 _Rosangella Leote (UNESP) e Helena Hernández Acuaviva (Universidade de Sevilha) / Vidas duplas: Arte e redes sociais _Wilton Garcia (Fatec Itaquaquecetuba) / Desafios da comunicação digital: criatividade e flexibilidade _ Aline Cristina Romagnoli e Jaqueline Costa Castilho Moreira (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") / Redes sociais e gestão do conhecimento: a contribuição dos recursos do Viva Engage para os modos de conversão do conhecimento. _ Marcilon Almeida, Daniel Christino, Arnaldo Alves e Marcel Ferrante (UFG) / Plataforma Oportunidades: soluções digitais inovadoras para políticas públicas de emprego e renda no Estado de Goiás. _ Evandro Nicolau (MAC/USP) / Solstícios Equinócios: Arte e Emergências Climáticas Mediação: Prof. Armando Queiroz (Media Lab/Unifesspa) |
15h50 |
Intervalo |
16h00 |
Comunicações 5 _ Milton Terumitsu Sogabe (Universidade Anhembi Morumbi) / Próteses na intersecção entre corpo e Arte. _ Agda Carvalho, Murilo Orefice, Livia Farias Cassimiro, Pedro Henrique Lima de Carvalho, Isabelle Carvalho Ferreira da Silva (Instituto Mauá de Tecnologia) / Design e experiência: entre autômatos e seres vivos _ Leonardo Eloi Soares de Carvalho, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, Vânia Dolores Estevam de Oliveira (UFG) / Estudo das diretrizes do modelo de acessibilidade WCAG 2.2 para pessoas com deficiência visual _ Heloisa Maria de Araujo Pinheiro; Wagner Bandeira (UFG) / Aplicativo-guia para implementação de padrões WCAG _Tauan da Cunha Ribeiro e Mário Lima Brasil / Harmonia Quântica: uma exploração transdisciplinar da Música através da Física Quântica Mediação: Prof. Claudio Coutinho (Media Lab/Unifesspa) |
17h45 |
Sessão de posters
_Stella Maris Maricato de Souza e Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro (Coordenadora do Projeto) / DOS ESTÍMULOS À TECNOLOGIA: A EFETIVIDADE DAS INTERAÇÕES SENSORIAIS
_Smyrna Melissa da Silva Gonçalves e Amilton Damas de Oliveira / Recorte e colagem: tecnica tradicional ao digital
_Polianna Ciqueira Santos / Uma leitura crítica das revoluções em “Uma canção de Liberdade” de William Blake
_Hosana Celeste Oliveira, Nazaré Galiana Serrão de Souza, Sarah Nazik Capitulino Queiroz / A OBRA DE EFE GODOY: CONVERGÊNCIAS ENTRE NEUROCIÊNCIA AFETIVA E ESTUDOS QUEER
_Lucas Almeida Wilm e Teófilo Augusto da Silva / Arquivo corrompido, imagem distorcida: poética visual em Glitch Art |
18h20 |
Atividade cultural |
#### Dia 15_Ago_2024 ####
9h00 |
Conferência _Felipe Londoño / Geopoiésis: interconexión entre tierra y creación humana |
10h00 |
Intervalo |
10h10 |
Fórum: As várias Ecologias e o viver no mundo afetado pelas emergências climáticas Participantes: Lilian Amaral, Teófilo Augusto, Armando Queiroz, Evandro Nicolau, Jader Braga, Val Sampaio, Laurita Salles, |
11h00 |
Comunicações 6 _Fernando Oliveira Fernandes (Medialab Fundação Itaú) / Ações de Transformação Digital Integrando Dados e Inteligência Artificial na Fundação Itaú _ Rosangella Leote e Fernando Fogliano (UNESP) / Artistas e IA: o paradoxo de jogar contra as regras contribuindo para o sistema humanos-máquina. _ Regilene Sarzi-Ribeiro (UNESP) e Pedro Alves da Veiga (Universidade Aberta - Lisboa – Portugal) / Videoarte e arte generativa: performatividade videográfica, tecnodiversidade e IA generativa – aproximações e repercussões _ Everaldo Pereira, Ana Paula Scabello Mello, Omar Alonso García Martínez, Priscilla Rodrigues Santana, Flávia Janine Rosante Beo, Gabriel Potenza Bunilha, Yasmin Pacheco Gil Bonilha, Thais Midori Tomigawa, Ivy Abreu Brandt (Instituto Mauá de Tecnologia / Universidad San Mateo / Fundação Santo André) / Design digital, IoT e IA: contexto e perspectivas para criação de interfaces de voz e imagem para auxílio a pessoas com transtorno neurodegenerativo de memória. Mediação: Prof. Cleomar Rocha (Media Lab/UFG) |
12h50 |
Almoço |
14h00 |
Comunicações 7 _ Fernando Fogliano, Cristiane Duarte, Daniel Boanerges, Daniel Seda (UNESP) / Criatividade Humana e Inteligência Artificial _ Tajla Caroline Castelar Vale Medeiros e Nivalda Assunção de Araújo (UnB) / Cao-Fei.coisificações _ Hermes Renato Hildebrand (UNICAMP) e Andressa Schneider (PUCSP) / Reflexões sobre os “Deuses Americanos” de Neil Gaiman e suas similaridades com a internet e as mídias sociais _ Suelen Brandes Marques Valente, Carina Ochi Flexor e Luciano Mendes (Media Lab/UnB) / Literatura para e pela infância: um olhar teórico-prático sobre o objeto livresco Mediação: Prof. Amilton Damas (FAV - Unifesspa) |
15h50 |
Intervalo |
16h00 |
Comunicações 8 _ Renan Vinicius Aranha (Media Lab/UFMT) / Interação Humano-Computador além da matriz curricular: explorando as oportunidades da extensão universitária _ Murilo Marcos Orefice (FAU – USP) / Estudos sobre o processo de criação de gravuras com matrizes impressas em 3D _ Scottie Chih-Chieh Huang (National Tsing Hua University) / Biomimicry Aesthetics on Robotic Calligraphic Drawing _Maria Christina S. F. Cervera (FAEL/ILLA) e Mary Eunice Silva de Oliveira (Letras Português/ FAEL) /Transformando o Ensino em Saúde: Metodologias Ativas na Educação Médica _Vicente de Oliveira Filho e Narciso Soares (Unifesspa) / A relação da linguagem e pensamento matemático: interfaces comunicativas Mediação: Profa. Flávia Lisboa |
18h20 |
Palestra de Encerramento _Lucia Santaella / Ciberimpactos nas culturas originárias |
19h00 |
Mesa de Encerramento |
/ Inscrição
Servidores e discentes da Unifesspa estão isentos, sendo necessário o envio do comprovante de vínculo ou realização da inscrição com o e-mail institucional.
A submissão de obras artísticas, performances e vídeos para exposição/exibição é gratuita, estando sujeitas à seleção conforme critérios da comissão de Curadoria do evento.
Clique aqui para acessar o formulário para Submissão e Inscrição.
/ Templates
Português (BR)
Artigo | Apresentação | Banner |
Español
Artículo | Presentación | Póster |
English
Article | Presentation | Poster |
Françoise
Article | Présentation | Affiche |
Marabá, é hoje a quarta maior cidade do estado do Pará, com dimensão de 15.157,90km2 (Relatório Plano Diretor, 2006). O município de Marabá foi criado em 1913, desmembrando-se do Município de Baião, mas possui origem mais remota, quando em 1898 um barracão denominado Marabá teria sido construído na confluência do Rio Tocantins com o Rio Itacaiunas. O barracão servia como local de armazenagem de materiais extrativos, significando importante ponto de atração de empregos. A sede do município foi elevada a categoria de cidade em 1923. A denominação Marabá seria uma homenagem ao poeta Gonçalves Dias, significa aquele que é oriundo ou filho de francês com indígena.
/ A cidade
Localizada na confluência dos rios Tocantins e Itacaiúnas, a cidade de Marabá é parte de importante eixo da rede de circulação - hidroviário, ferroviário e rodoviário - estadual e nacional, mantendo ligações com o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia, através das rodovias BR230 (RODOVIA TRANSAMAZÔNICA), BR153 (via PA-150 e PA-287) e BR-222 e da ferrovia E. F. Carajás, apresentando uma totalidade de 15.128,058 km² (IBGE, 2022) e com uma população de 266.533 pessoas (IBGE, 2022).
Por via aérea, a cidade de Marabá, liga-se à Capital Federal e aos principais centros econômicos do país, com voos diários de todas as linhas aéreas nacionais e regionais. Além disso a cidade é cortada pela BR 230 (Rodovia Transamazônica) e pela BR 150, além da PA-222, sendo um importante eixo ligando as áreas de exploração de minério com o resto do estado. A região ainda tem sua produção ligada ao extrativismo mineral e à produção agropecuária, sendo que ao longo da rodovia que transpassa a parte central da cidade é possível ver várias lojas de serviços associados à prática rural ou à peças de reposição para caminhões.
A inserção da Unifesspa e de outras IES trouxeram diversidade cultural com servidores e suas famílias de diversas áreas do país chegando para agregar. Porém, antes mesmo disso, Marabá já tinha uma forte vocação cultural-artística, porém com possibilidades de exposição reduzidas.
/ A Unifesspa
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi criada em 5 de junho de 2013, pela Lei Federal 12.824, a partir do desmembramento do Campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com estrutura multicampi, a Unifesspa está presente em Marabá (sede), Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Contudo, sua área de abrangência vai além dessas cidades, envolvendo os 39 municípios da mesorregião do Sul e Sudeste paraense, ainda com potencial impacto no norte do Tocantins, sul do Maranhão e norte do Mato Grosso.
A Unifesspa disponibiliza mais de 40 cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) na modalidade presencial, 18 programas de Pós-Graduação lato (especializações e aperfeiçoamentos) e stricto sensu (mestrados e doutorados), além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Pará e do país.
O Curso de Licenciatura em Artes Visuais foi o primeiro curso da Unifesspa a alcançar a nota máxima, representando as inovações e a tentativa de fomentar os espaços criativos e a produção visual na região.
/ O Media Lab/Unifesspa
O Media Lab/Unifesspa foi criado em 2016 e foi o primeiro laboratório a entrar na rede, estabelecendo o que seria o Media Lab/BR com os três primeiros laboratórios: Media Lab/UFG, Media Lab/Unifesspa e Media Lab/UnB. Inicialmente contava com uma sala de pouco mais de 7 m2 e chegou a ter 33 participantes entre bolsistas e voluntários. Desde o início de 2023, foi inaugurado o prédio do Ateliê de Artes Visuais e o Media Lab/Unifesspa agora está em 70 m2, espaço suficiente para iniciar as nossas atividades e receber nossos visitantes no SIIMI.
Comitê Científico | Comissão Organizadora | |
---|---|---|
Prof. Dr. Teófilo Augusto da Silva (Unifesspa) |
Prof. Dr. Teófilo Augusto da Silva (FAV-ILLA-Unifesspa) |
|
Grupos de Trabalho | ||
Logística e Técnica |
Comunicação | |
Prof. Dr. Teófilo Augusto (FAV-ILLA) |
Profa. Dra. Carina Flexor (UnB) |
|
Secretaria | Internacionalização | |
Prof. Dr. Teófilo Augusto (FAV-ILLA) |
Prof. Dr. Francisco de Fátima (FALET-ILLA) |
|
Editoração | Curadoria e Monitoria | |
Profa. Dra. Regilene Sarzi Ribeiro (FAAC/UNESP) |
Prof. Dr. Armando Queiroz (FAV-ILLA) |
Nome completo do participante individual ou dos participantes do grupo | Título do artigo ou resumo |
Ana Moraes Vieira | Lágrima como cicatriz do tempo: cosmopoéticas sonoras |
Aline Cristina Romagnoli Jaqueline Costa Castilho Moreira |
Redes sociais e gestão do conhecimento: a contribuição dos recursos do Viva Engage para os modos de conversão do conhecimento. |
Regilene Sarzi-Ribeiro Pedro Alves da Veiga |
Videoarte e arte generativa: performatividade videográfica, tecnodiversidade e IA generativa – aproximações e repercussões |
Leonardo Eloi Soares de Carvalho, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, Vânia Dolores Estevam de Oliveira | Estudo das diretrizes do modelo de acessibilidade WCAG 2.2 para pessoas com deficiência visual |
Leonardo Eloi Soares de Carvalho, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, Vânia dolores Estevam de Oliveira | Estudo das diretrizes do modelo de acessibilidade WCAG 2.2 para pessoas com deficiência visual |
Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui, Laurita Ricardo de Salles, Projeto 10 Dimensões 2024/UFRN | Ondas Sonoro/Luminosas Metaverso/3 |
Wilton Garcia | Desafios da comunicação digital: criatividade e flexibilidade |
Marcilon Almeida, Daniel Christino, Arnaldo Alves e Marcel Ferrante | Plataforma Oportunidades: soluções digitais inovadoras para políticas públicas de emprego e renda no Estado de Goiás. |
Elias do Nascimento Melo Filho | Realidade Virtual utilizada como recurso didático a aprendizagem de Lógica de Programação |
Elias do Nascimento Melo Filho | Metaverso como Plataforma para Arte Científica: Investigando conceitos científicos por meio da Realidade Virtual |
Hugo Alexandre Dantas do Nascimento Marcilon Almeida de Melo Laurita Ricardo de Salles Wagner Bandeira da Silva Sérgio Teixeira de Carvalho Luciana de Oliveira Berretta |
Investigação sobre Interações entre Espaços Físicos e Espaços Digitais Imersivos |
Rosangella Leote e Helena Hernández Acuaviva | Vidas duplas: Arte e redes sociais |
Milton Terumitsu Sogabe | Próteses na intersecção entre corpo e Arte. |
Tauan da Cunha Ribeiro e Mário Lima Brasil | Harmonia Quântica: uma exploração transdisciplinar da Música através da Física Quântica |
Tajla Caroline Castelar Vale Medeiros e Nivalda Assunção de Araújo | Cao-Fei.coisificações |
Paulo Cesar Teles | A Floresta ... olha prá você! - Experiências ultra-amazônicas |
Renan Vinicius Aranha | Interação Humano-Computador além da matriz curricular: explorando as oportunidades da extensão universitária |
Agda Carvalho, Murilo Orefice, Livia Farias Cassimiro, Pedro Henrique Lima de Carvalho, Isabelle Carvalho Ferreira da Silva | Design e experiência: entre autômatos e seres vivos |
Rosangella Leote e Fernando Fogliano | Artistas e IA: o paradoxo de jogar contra as regras contribuindo para o sistema humanos-máquina. |
Fernando Fogliano Cristiane Duarte Daniel Boanerges Daniel Seda |
Criatividade Humana e Inteligência Artificial |
Val Sampsio & Moara Tupinambá | Notas sobre Técnicas e Cosmotécnicas da Nação Tupi das Águas Doces |
Heloisa Maria de Araujo Pinheiro; Wagner Bandeira | Aplicativo-guia para implementação de padrões WCAG |
Everaldo Pereira Ana Paula Scabello Mello Omar Alonso García Martínez Priscilla Rodrigues Santana Flávia Janine Rosante Beo Gabriel Potenza Bunilha Yasmin Pacheco Gil Bonilha Thais Midori Tomigawa Ivy Abreu Brandt |
Design digital, IoT e IA: contexto e perspectivas para criação de interfaces de voz e imagem para auxílio a pessoas com transtorno neurodegenerativo de memória. |
Murilo Marcos Orefice | Estudos sobre o processo de criação de gravuras com matrizes impressas em 3D |
Teófilo Augusto da Silva e Armando de Queiroz Santos Junior | Bases para a reflexão do Amazonofuturismo e da Cosmovisão Amazônica |
Hermes Renato Hildebrand e Andressa Schneider | REFLEXÕES SOBRE OS “DEUSES AMERICANOS” DE NEIL GAIMAN E SUAS SIMILARIDADES COM A INTERNET E AS MÍDIAS SOCIAIS |
Lilian do Amaral Nunes | EcoArte::Terra em Trânsito |
Suelen Brandes Marques Valente, Carina Ochi Flexor e Luciano Mendes | Literatura para e pela infância: um olhar teórico-prático sobre o objeto livresco |
Suellen Tobler |
APLICATIVOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS INDÍGENAS DE POVOS DO BRASIL |
Marcio Alves da Rocha | Patologias Ético-Sócio-Técnicas da IA Generativa: Moralidade das Máquinas,extrativismo criativo e ciber-doutrinação. |
Evandro Nicolau | Solstícios Equinócios: Arte e Emergências Climáticas |
Lorena Ferreira Alves | A poética da escuta íntima: uma análise sobre a criação de espaços de intimidade a partir da gravação sonora |
Martin Groisman | Realidades Expandidas |
Scottie Chih-Chieh Huang | Biomimicry Aesthetics on Robotic Calligraphic Drawing |
Gabriel Cesar Camargo e Luisa Paraguai | Transcrições poéticas de dados em “R-SCUTI – quando as estrelas tocam” |
Stella Maris Maricato de Souza e Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro (Coordenadora do Projeto) | DOS ESTÍMULOS À TECNOLOGIA: A EFETIVIDADE DAS INTERAÇÕES SENSORIAIS |
Miguel Alonso Araujo Carvalho | Relógios de artista: diferentes propostas para temporalidades |
Smyrna Melissa da Silva Gonçalves e Amilton Damas de Oliveira | Recorte e colagem: tecnica tradicional ao digital |
Polianna Ciqueira Santos | Uma leitura crítica das revoluções em “Uma canção de Liberdade” de William Blake |
Hosana Celeste Oliveira, Nazaré Galiana Serrão de Souza, Sarah Nazik Capitulino Queiroz | A OBRA DE EFE GODOY: CONVERGÊNCIAS ENTRE NEUROCIÊNCIA AFETIVA E ESTUDOS QUEER |
Lucas Almeida Wilm e Teófilo Augusto da Silva | Arquivo corrompido, imagem distorcida: poética visual em Glitch Art |
Ana Moravi e Artur Cabral | Carpideira: máquina de venda de lágrimas. | Objeto computacional / áudio-instalação |
Pedro Alves da Veiga | G.O.D.L.E.S.S. (2024) | videoarte generativa (7'40") |
Luca Eduardo | Fotografia e Experiência Interativa em formato de jogo | instalação game-art |
Maiara Martins Gomes | Play Dead (2024) | Videoarte |
Alexandre Rangel | Poemas inorgânicos para plantas mecânicas | Sistema de Inteligência Artificial e programação sonora em sistema Sonic Pi |
Helena Hernández Acuaviva e Agda Carvalho | Sesgos y traducción automática (Vieses e tradução automática) | Video-projeção |
Kelly de Oliveira | Game Over | Videoarte |
Suzete Venturelli, Itair Rodrigues e Deforum Stable Diffusion | Desintrusão Urgente: Garimpo, Mulher, Cubiu (primo do tomate) | Videoarte |
Kokinire Haraxare Gavião | Além da Floresta - Os indígenas na Universidade | Documentário |
Resultado da Residência | ||
AGDA CARVALHO | PLATZ | |
Carina Flexor e Luciano Mendes | Aigafoportna | Curta Animação |
Gabriela Mutti | No mato tem Caipora | Videoarte de Ficção |
Ecoartes | ||
Lilian Amaral / Coletivo HolosCi(u)dad(e) – Marcos Umpièrrez, Bia Santos, Liliana Fracasso, Marina Buj, Laurita Sales, Ivan David, SP/BR, UY, ES, CO, IT (Coordenação em rede) | Desieto/Inundación II | Interactivo, 15’59”, 2023 |
Lucas Bambozzi | Solastalgia | vídeo digital, projeção FullHD, 13min 2020-2023 |
Maurício Adinolfi | Caronte: Monte Cabrão | vídeo, 5’34”, 2023 |
Lynn Carone | EntreMundos | Video – FullHD, 5’03” ,2023 |
Val Sampaio | WUIRAPU'RU' | vídeo, 13’25”, 2024 |
Síssi Fonseca | Apuí | video 18 ‘, 2023. Videoperformance |
Luisa Giraldo | Descoajar la montaña | Video, 7’07”, 2023 |
Giselle Beiguelman | Botânnica Tirânnica: uma genealogia do preconceito | Ensaio Audiovisual |
Suzete Venturelli, Camille Venturelli, Cora Venturelli | cavalo_banana_coco-natureza-arte | AI - Revolution / Stable Diffusion, 2’19”, 2022/2024 |
Tânia Fraga | Jardim de Epicuro 1 | Video Generativo |