siimi 2024 qr

Clique nas abas abaixos para maiores informações.

ESP

ENG

FRA


Prof. Dr. Gersem Baniwa

Palestrante Confirmado

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), mestrado (2006) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professor associado no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, educação indígena, movimento indígena, direitos indígenas e educação e diversidade.

Link para o Currĩculo Completo

Profa. Dra. Raquel Caerols Mateo

Palestrante Confirmada

Profesora na Facultad de Ciencias de la Información. Organizada e coordena junto com Juan Arturo Rubio Aróstegui, o I Simposio Cibercultura y New Media Art, dentro do Festival Madatac..Pesquisadora sobre arquivos de Arte Contemporänea .

Maiores informações

Para acessar a apresentação

Prof. Dr. Felipe Londoño

Palestrante Confirmado

Estudou Arquitetura na Universidad Nacional e obteve o  título de Doctorado en Ingeniería Multimedia pela Universidad Politécnica de Cataluña. Entre os anos 2014 e  2018 foi Reitor da Universidad de Caldas. Dureante o periodo que ficou na Universidad de Caldas, foi parte do grupo que creiou o Programa de Design Visual, participou da fundação do Festival Internacional da Imagem que ainda coordena. Pesquisa termas relacionados a cultura, o cinenma, o audiovisual e a fotografia.

Profa Dra Lucia Santaella

Palestrante Confirmada

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e no programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos da PUCSP.  É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP.Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.

Lembranças

Vista da entrada do Evento

Mesa dos Coordenadores do Media Lab/BR

Prof. Dr. Armando Queiroz na apresentação Online

Conferência da Profa. Lúcia Santaella

Mesa de Encerramento

Foto de Encerramento

Foto de encerramento

  • / O Evento

    Realizado desde 2012, o Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (SIIMI) é uma iniciativa do Media Lab /BR e seus parceiros, no contexto regional, nacional e internacional.

    Esta será a realização da décima-primeira edição do Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, de orientação transdisciplinar, foca em aspectos da relação usuário-sistema, em seus vários aspectos, como arte, design, interfaces, modelos mentais de realização da tarefa, affordance, roteirização para mídias interativas, biotecnologia, metodologias de criativas, redução de custos na prototipação de produtos interativos, games, dentre outros.

    As várias edições do SIIMI trouxeram importantes pesquisadores buscando fomentar perspectivas de transferência de tecnologia de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas compreendidas.

    O formato do Simpósio observa palestras/conferências, mesas de discussão e sessões de comunicação, pensados para difundir o conhecimento na forma de divulgação científica, que se desdobrará nos produtos efetivos diretos (anais, vídeos e transmissão pela Internet) e indiretos (visitas técnicas, convênios e pesquisas conjuntas).

    O SIIMI é responsável pela visibilidade e articulações internacionais, teve sua primeira edição em 2012, e já foi sediado nas cidades de Goiás (Goiânia), Brasília (Distrito Federal), Buenos Aires (Argentina), Valência (Espanha), Santiago (Chile) e a última edição que realizou-se concomitantemente em cidade Manizales e em Bogotá, Colômbia, e agora, pela primeira vez estará sendo sediado no Norte do país na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Com isso o evento tem se destacado como um dos principais eventos que coadunam Arte, Ciência e Tecnologia em diversas vertentes de apresentação.

    ISSN 2358-0488

  • / A Temática

    Ao longo de nossa formação intelectual somos instruídos, por diversas vezes e por diversas maneiras diferentes, de que a humanidade é uma só e que devemos nos unir em uma única conformação. Essa afirmação só está aliada à verdade quando consideramos os efeitos generalizados que nós como espécie atentamos contra a harmonia do planeta. Cada um dos humanos é diferente de outro, trazendo percepções diferenciadas sobre o mundo que os cerca.
    Ao dividirmos a grande população humana, hoje beirando seus 8 bilhões de habitantes, seja em questões de proximidade fisiológica, seja ideológica ou geográfica, teremos formações de visões específicas de mundo, ou, mais especificamente, cosmovisões. Como abdicar de cada uma dessas visões e caracterizar que apenas uma está correta? Qual seria essa correta? Quem seria a pessoa a ajuizar essa decisão?
    A humanidade sobreviveu à diversas catástrofes tanto as de causas periódicas: tempestades, eras glaciais, movimentos de placas tectônicas, variações de espécies animais e vegetais; quanto àquelas causadas pela interferências dessa própria humanidade em sua visão globalizante homogeneizante. Os grandes problemas que hoje enfrentamos, são desdobramentos e consequência dessas tentativas de homogeneizar a humanidade independentemente do motivo e da técnica utilizada.
    Ao Escolhermos "Tecnodiversidades" como tema para a edição do Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (SIIMI) demonstra de certa forma a contrariedade dos países que foram alvos dos processos colonialistas dos séculos XV ao século XX em serem varridos novamente para um neocolonialismo com outras ferramentas de dominação e controle, mas com o mesmo resultado.
    O tema trazido em obra homônima de Yuk Hui, aponta para o incentivo à diversidade de aplicações de uma mesma tecnologia, cada qual respeitando o meio ambiente cultural local, com suas diferenças de valores e aplicações. Nessa edição do SIIMI trazemos esse tema como uma reflexão sobre o que está sendo produzido e aplicado mediado pelos temas transversais do simpósio, procurando relacionar as pesquisas, as ações artísticas e performáticas e mesmo os conferencistas convidados.
     
    Bem vindos ao infinito de cosmovisões.
  • / Cronograma

    #### Dia 13_Ago_2024 #### 

    8h30

    Mesa de abertura (Autoridades presentes e Coordenadores do Media Lab/BR)

    9h00

    Palestra de abertura 

    _Gersem Baniwa (UnB) /
    Decolonialismo pelo conhecimento ancestral: cosmovisões nativas

    10h15 

    Intervalo

    10h30

    Mesa temática 

    Cosmovisões Amazônicas

    _Lideranças Indígenas

    _Lideranças Quilombolas

    Mediação: Prof. Teófilo Augusto (Media Lab/Unifesspa)

    12h00

    Intervalo do Almoço 

    14h00

    Comunicações 1 

    _Teófilo Augusto e Armando Queiroz (Media Lab/Unifesspa) / Bases para a reflexão do Amazonofuturismo e da Cosmovisão Amazônica

    _Cleomar Rocha (Media Lab/UFG) /Cultware e as interfaces computacionais

    _Suellen Tobler (Nheengatu app) / Aplicativos para o ensino-aprendizagem de línguas indígenas de povos do Brasil

    _ Marcio Alves da Rocha (UFG) / Patologias Ético-Sócio-Técnicas da IA Generativa: Moralidade das Máquinas,extrativismo criativo e ciber-doutrinação.

    _Jader Braga (Nômade Tecnologias) / Plantaformas – Terra Preta Digital (Título Pendente)

    Mediação:  Profa. Agda Carvalho (Media Lab/Mauá)

    15h50

    Intervalo

    16h00

    Comunicações 2

    _Luisa Paraguai (Media Lab/PUC - Campinas) / Cartografia crítica: mapeamento participativo/colaborativo.

    _ Lilian do Amaral Nunes (Coletivo HolosCi(u)dad(e) - Media Lab/UFG) / EcoArte::Terra em Trânsito

    _Ana Moraes Vieira (Media Lab/UnB) / Lágrima como cicatriz do tempo: cosmopoéticas sonoras

    _ Val Sampaio e Moara Tupinambá (UFPA) / Notas sobre Técnicas e Cosmotécnicas  da Nação Tupi das Águas Doces

    _Aquiles Burlamaqui e Laurita Salles (UFRN) / Ondas Sonoro/Luminosas Metaverso/3

    Mediação:  Profa. Regilene Sarzi (Media Lab/UNESP)

    18h20

    Atividade cultural

    Inauguração da Exposição Singularidades

    #### Dia 14_Ago_2024 ####

    9h00

    Palestra 

    _Raquel Caerols Mateo (Media Lab Prado) / Hegemonías tecnológicas en un mundo desigual: una mirada a la tecnodiversidad

    10h00

    Intervalo

    10h10

    Fórum: Media Lab/BR - Reunião dos Coordenadores 
    Perspectivas e Projetos 
    Participantes: Cleomar Rocha, Lucia Santaella, Teófilo Augusto, Armando Queiroz, Suzete Venturelli, Antenor Ferreira, Agda Carvalho, Luisa Paraguai, Regilene Sarzi, Hermes Renato, Renan Aranha. 
    Convidados: Representantes do Medialab Fundação Itaú Cultural, Evandro Nicolau, Claudio Coutinho, (outros à confirmar)

    11h00

    Comunicações 3

    _Hugo Alexandre Dantas do Nascimento (UFG), Marcilon Almeida de Melo (UFG), Laurita Ricardo de Salles (UFRN), Wagner Bandeira da Silva (UFG), Sérgio Teixeira de Carvalho (UFG), Luciana de Oliveira Berretta (UFG) / Investigação sobre Interações entre Espaços Físicos e Espaços Digitais Imersivos

    _ Elias do Nascimento Melo Filho (UnB) / (1) Realidade Virtual utilizada como recurso didático a aprendizagem de Lógica de Programação (2) Metaverso como Plataforma para Arte Científica: Investigando conceitos científicos por meio da Realidade Virtual 
     
    _Martin Groisman (Medios Expresivos /Diseño Grafico/FADU UBA) / Realidades Expandidas

    _Lorena Ferreira (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes /CITAR / Universidade Católica Portuguesa) - A poética da escuta íntima: uma análise sobre a criação de espaços de intimidade a partir da gravação sonora.

    Mediação:  Profa. Luisa Paraguai (Media Lab/PUC-Campinas)

    12h50

    Almoço 

    14h00

    Comunicações 4 

    _Rosangella Leote (UNESP) e Helena Hernández Acuaviva (Universidade de Sevilha) / Vidas duplas: Arte e redes sociais

    _Wilton Garcia (Fatec Itaquaquecetuba) / Desafios da comunicação digital: criatividade e flexibilidade

    _ Aline Cristina Romagnoli e Jaqueline Costa Castilho Moreira (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") / Redes sociais e gestão do conhecimento: a contribuição dos recursos do Viva Engage para os modos de conversão do conhecimento.

    _ Marcilon Almeida, Daniel Christino, Arnaldo Alves e Marcel Ferrante (UFG) / Plataforma Oportunidades: soluções digitais inovadoras para políticas públicas de emprego e renda no Estado de Goiás.

    _ Evandro Nicolau (MAC/USP) / Solstícios Equinócios: Arte e Emergências Climáticas

    Mediação:  Prof. Armando Queiroz (Media Lab/Unifesspa)

    15h50

    Intervalo

    16h00

    Comunicações 5 

    _ Milton Terumitsu Sogabe (Universidade Anhembi Morumbi) / Próteses na intersecção entre corpo e Arte.

    _ Agda Carvalho, Murilo Orefice, Livia Farias Cassimiro, Pedro Henrique Lima de Carvalho, Isabelle Carvalho Ferreira da Silva (Instituto Mauá de Tecnologia) / Design e experiência: entre autômatos e seres vivos

    _ Leonardo Eloi Soares de Carvalho, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, Vânia Dolores Estevam de Oliveira (UFG) / Estudo das diretrizes do modelo de acessibilidade WCAG 2.2 para pessoas com deficiência visual

    _ Heloisa Maria de Araujo Pinheiro; Wagner Bandeira (UFG) / Aplicativo-guia para implementação de padrões WCAG

     _Tauan da Cunha Ribeiro e Mário Lima Brasil / Harmonia Quântica: uma exploração transdisciplinar da Música através da Física Quântica

    Mediação: Prof. Claudio Coutinho (Media Lab/Unifesspa)

    17h45

    Sessão de posters

    _Stella Maris Maricato de Souza e Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro (Coordenadora do Projeto) / DOS ESTÍMULOS À TECNOLOGIA: A EFETIVIDADE DAS INTERAÇÕES SENSORIAIS

    _Miguel Alonso Araujo Carvalho / Relógios de artista: diferentes propostas para temporalidades

    _Smyrna Melissa da Silva Gonçalves e Amilton Damas de Oliveira / Recorte e colagem: tecnica tradicional ao digital

    _Polianna Ciqueira Santos / Uma leitura crítica das revoluções em “Uma canção de Liberdade” de William Blake

    _Hosana Celeste Oliveira, Nazaré Galiana Serrão de Souza, Sarah Nazik Capitulino Queiroz / A OBRA DE EFE GODOY: CONVERGÊNCIAS ENTRE NEUROCIÊNCIA AFETIVA E ESTUDOS QUEER

    _Lucas Almeida Wilm e Teófilo Augusto da Silva / Arquivo corrompido, imagem distorcida: poética visual em Glitch Art

    18h20

    Atividade cultural 

    #### Dia 15_Ago_2024 ####

    9h00

    Conferência 

    _Felipe Londoño / Geopoiésis: interconexión entre tierra y creación humana

    10h00

    Intervalo

    10h10

    Fórum: As várias Ecologias e o viver no mundo afetado pelas emergências climáticas 

    Participantes: Lilian Amaral, Teófilo Augusto, Armando Queiroz, Evandro Nicolau, Jader Braga, Val Sampaio, Laurita Salles,

    11h00

    Comunicações 6

    _Fernando Oliveira Fernandes (Medialab Fundação Itaú) / Ações de Transformação Digital Integrando Dados e Inteligência Artificial na Fundação Itaú

    _ Rosangella Leote e Fernando Fogliano (UNESP) / Artistas e IA: o paradoxo de jogar contra as regras contribuindo para o sistema  humanos-máquina.

    _ Regilene Sarzi-Ribeiro (UNESP) e Pedro Alves da Veiga (Universidade Aberta - Lisboa – Portugal) / Videoarte e arte generativa: performatividade videográfica, tecnodiversidade e IA generativa – aproximações e repercussões

    _ Everaldo Pereira, Ana Paula Scabello Mello, Omar Alonso García Martínez, Priscilla Rodrigues Santana, Flávia Janine Rosante Beo, Gabriel Potenza Bunilha, Yasmin Pacheco Gil Bonilha, Thais Midori Tomigawa, Ivy Abreu Brandt (Instituto Mauá de Tecnologia / Universidad San Mateo / Fundação Santo André) / Design digital, IoT e IA: contexto e perspectivas para criação de interfaces de voz e imagem para auxílio a pessoas com transtorno neurodegenerativo de memória.

    Mediação: Prof. Cleomar Rocha (Media Lab/UFG)

    12h50

    Almoço 

    14h00

    Comunicações 7 

    _ Fernando Fogliano, Cristiane Duarte, Daniel Boanerges, Daniel Seda (UNESP) / Criatividade Humana e Inteligência Artificial

    _ Tajla Caroline Castelar Vale Medeiros e Nivalda Assunção de Araújo (UnB) / Cao-Fei.coisificações

    _ Hermes Renato Hildebrand (UNICAMP) e Andressa Schneider (PUCSP) / Reflexões sobre os “Deuses Americanos” de Neil Gaiman e suas similaridades com a internet e as mídias sociais

    _ Suelen Brandes Marques Valente, Carina Ochi Flexor e Luciano Mendes (Media Lab/UnB) / Literatura para e pela infância: um olhar teórico-prático sobre o objeto livresco

    Mediação: Prof. Amilton Damas (FAV - Unifesspa)

    15h50

    Intervalo

    16h00

    Comunicações 8

    _ Renan Vinicius Aranha (Media Lab/UFMT) / Interação Humano-Computador além da matriz curricular: explorando as oportunidades da extensão universitária

    _ Murilo Marcos Orefice (FAU – USP) / Estudos sobre o processo de criação de gravuras com matrizes impressas em 3D

    _ Scottie Chih-Chieh Huang (National Tsing Hua University) / Biomimicry Aesthetics on Robotic Calligraphic Drawing

    _Maria Christina S. F. Cervera (FAEL/ILLA) e Mary Eunice Silva de Oliveira (Letras Português/ FAEL) /Transformando o Ensino em Saúde: Metodologias Ativas na Educação Médica

    _Vicente de Oliveira Filho e Narciso Soares (Unifesspa) / A relação da linguagem e pensamento matemático: interfaces comunicativas

    Mediação: Profa. Flávia Lisboa

    18h20

    Palestra de Encerramento 

    _Lucia Santaella / Ciberimpactos nas culturas originárias

    19h00

    Mesa de Encerramento 

  • / Inscrição


    / Inscrição

    A inscrição será feita pelo Formulário. Confira os valores:
    • Inscrição com submissão de artigo: R$ 100;
    • Inscrição com apresentação de pôster: R$ 50;
    • Inscrição para ouvintes: R$ 50;

    PIX 100 rec

     
                        PIX 50 rec

    Servidores e discentes da Unifesspa estão isentos, sendo necessário o envio do comprovante de vínculo ou realização da inscrição com o e-mail institucional.

    A submissão de obras artísticas, performances e vídeos para exposição/exibição é gratuita, estando sujeitas à seleção conforme critérios da comissão de Curadoria do evento.

    Clique aqui para acessar o formulário para Submissão e Inscrição.


    / Templates

    Português (BR)

    Artigo  Apresentação  Banner

    Español

    Artículo Presentación  Póster

    English

    Article Presentation   Poster

    Françoise

    Article  Présentation Affiche 
  • / Localização

    Marabá, é hoje a quarta maior cidade do estado do Pará, com dimensão de 15.157,90km2 (Relatório Plano Diretor, 2006). O município de Marabá foi criado em 1913, desmembrando-se do Município de Baião, mas possui origem mais remota, quando em 1898 um barracão denominado Marabá teria sido construído na confluência do Rio Tocantins com o Rio Itacaiunas. O barracão servia como local de armazenagem de materiais extrativos, significando importante ponto de atração de empregos. A sede do município foi elevada a categoria de cidade em 1923. A denominação Marabá seria uma homenagem ao poeta Gonçalves Dias, significa aquele que é oriundo ou filho de francês com indígena.

    / A cidade

    Localizada na confluência dos rios Tocantins e Itacaiúnas, a cidade de Marabá é parte de importante eixo da rede de circulação - hidroviário, ferroviário e rodoviário - estadual e nacional, mantendo ligações com o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia, através das rodovias BR230 (RODOVIA TRANSAMAZÔNICA), BR153 (via PA-150 e PA-287) e BR-222 e da ferrovia E. F. Carajás, apresentando uma totalidade de 15.128,058 km² (IBGE, 2022) e com uma população de 266.533 pessoas (IBGE, 2022).

    Por via aérea, a cidade de Marabá, liga-se à Capital Federal e aos principais centros econômicos do país, com voos diários de todas as linhas aéreas nacionais e regionais. Além disso a cidade é cortada pela BR 230 (Rodovia Transamazônica) e pela BR 150, além da PA-222, sendo um importante eixo ligando as áreas de exploração de minério com o resto do estado. A região ainda tem sua produção ligada ao extrativismo mineral e à produção agropecuária, sendo que ao longo da rodovia que transpassa a parte central da cidade é possível ver várias lojas de serviços associados à prática rural ou à peças de reposição para caminhões.

    A inserção da Unifesspa e de outras IES trouxeram diversidade cultural com servidores e suas famílias de diversas áreas do país chegando para agregar. Porém, antes mesmo disso, Marabá já tinha uma forte vocação cultural-artística, porém com possibilidades de exposição reduzidas.

    / A Unifesspa

    A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi criada em 5 de junho de 2013, pela Lei Federal 12.824, a partir do desmembramento do Campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com estrutura multicampi, a Unifesspa está presente em Marabá (sede), Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Contudo, sua área de abrangência vai além dessas cidades, envolvendo os 39 municípios da mesorregião do Sul e Sudeste paraense, ainda com potencial impacto no norte do Tocantins, sul do Maranhão e norte do Mato Grosso.

    A Unifesspa disponibiliza mais de 40 cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) na modalidade presencial, 18 programas de Pós-Graduação lato (especializações e aperfeiçoamentos) e stricto sensu (mestrados e doutorados), além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Pará e do país.

    O Curso de Licenciatura em Artes Visuais foi o primeiro curso da Unifesspa a alcançar a nota máxima, representando as inovações e a tentativa de fomentar os espaços criativos e a produção visual na região.

    / O Media Lab/Unifesspa

    O Media Lab/Unifesspa foi criado em 2016 e foi o primeiro laboratório a entrar na rede, estabelecendo o que seria o Media Lab/BR com os três primeiros laboratórios: Media Lab/UFG, Media Lab/Unifesspa e Media Lab/UnB. Inicialmente contava com uma sala de pouco mais de 7 m2 e chegou a ter 33 participantes entre bolsistas e voluntários. Desde o início de 2023, foi inaugurado o prédio do Ateliê de Artes Visuais e o Media Lab/Unifesspa agora está em 70 m2, espaço suficiente para iniciar as nossas atividades e receber nossos visitantes no SIIMI.

  • / Comissão Organizadora

    Comitê Científico  Comissão Organizadora
     

    Prof. Dr. Teófilo Augusto da Silva (Unifesspa)
    Prof. Dr. Cleomar Rocha (UFG)
    Profa. Dra. Suzete Venturelli (UnB)
    Profa. Dra. Luisa Paraguai (PUC-Campinas)
    Profa. Dra. Agda Carvalho (Instituto Mauá de Tecnologia-SP)
    Prof. Dr. Antenor Ferreira (UnB)
    Prof. Dr. Renan Vinicius Aranha (UFMT)
    Profa. Dra. Regilene Sarzi Ribeiro (FAAC/UNESP)
    Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand (Unicamp)
    Prof. Dr. Armando Queiroz (FAV-ILLA)
    Prof. Dr. Francisco de Fátima (FALET-ILLA)
    Profa. Dra. Valzeli Figueira Sampaio (UFPA)
    Prof. Dr. Felipe Londoño (UTADEO - Col)
    Prof. Dr. Daniel Cruz (Universidad de Chile)
    Profa. Dra. Tânia Aedo (UNAM - Mex)
    Prof. Dr. Martin Groisman (UBA - Arg)
    Profa. Dra. Raquel Mateo (ESP)
    Prof. Dr. Alberto de Campo (UdK - ALE)
    Dra. Lilian Amaral (HolosCi[u]dad[e] - BR/COL/ESP/URG/CHI)

     

    Prof. Dr. Teófilo Augusto da Silva (FAV-ILLA-Unifesspa)
    Prof. Dr. Cleomar Rocha (UFG)
    Profa. Dra. Suzete Venturelli (UnB)
    Profa. Dra. Luisa Paraguai (PUC-Campinas)
    Profa. Dra. Paula Almozara
    Profa. Dra. Agda Carvalho (Instituto Mauá de Tecnologia-SP)
    Prof. Dr. Antenor Ferreira (UnB)
    Prof. Dr. Renan Vinicius Aranha (UFMT)
    Profa. Dra. Regilene Sarzi Ribeiro (FAAC/UNESP)
    Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand (Unicamp)
    Profa. Dra. Carina Flexor (UnB)
    Profa. Dra. Valzeli Figueira Sampaio (UFPA)
    Prof. Me. Claudio Coutinho (FEC-IGE-Unifesspa)
    Prof. Dr. Armando de Queiroz Santos Júnior (FAV-ILLA)
    Prof. Dr. Francisco de Fátima da Silva (FALET-ILLA)
    Profa. Dra. Flávia Lisboa (FECAMPO - ICH)
    Prof. Me. Amilton Damas de Oliveira (FAV-ILLA)
    Prof. Me. José Maria Teixeira Da Costa Junior (FAV-ILLA)
    Profa. Dra. Maria Christina da Silva Firmino Cervera (FAEL-ILLA-UNIFESSPA)
    Profa. Dra. Flávia Marinho Lisboa (FECAMPO-ICH_UNIFESSPA)
    Téc. Me. Patrício Rocha (UFPB)
    Rafaela Cardozo (discente FAV-ILLA)
    Jardel Marinho (discente FAV-ILLA)
    Luca Eduardo Lima Meireles (discente FAV-ILLA)
    Lucas Wilm (discente FAV-ILLA)
    Itair Rodrigues (discente FAV-ILLA)
    Steven Eden Nascimento (discente FAV-ILLA)
    Igor Vinicius Duarte Miranda (discente FAV-ILLA)
    Giovanny Nascimento (discente FAV-ILLA)
    Jean Xavier de Oliveira (discente FAV-ILLA)
    Deborah Evelyn Bezerra da Silva (Discente FAV-ILLA-UNIFESSPA)
    Manoel Vaz da Silva Júnior (Discente FAV-ILLA-UNIFESSPA)

     
      Grupos de Trabalho

    Logística e Técnica

      Comunicação

    Prof. Dr. Teófilo Augusto (FAV-ILLA)
    Itair Rodrigues (FAV-ILLA)
    Luca Eduardo (FAV-ILLA)
    Giovanny Nascimento (FAV-ILLA)
    Igor Vinicius (FAV-ILLA)

     

    Profa. Dra. Carina Flexor (UnB)
    Steven Eden Nascimento (FAV-ILLA)
    Lucas Wilm (FAV-ILLA)
    Itair Rodrigues (FAV-ILLA)
    Igor Vinicius (FAV-ILLA)

    Secretaria Internacionalização

    Prof. Dr. Teófilo Augusto (FAV-ILLA)
    Jardel Marinho (FAV-ILLA)

     

    Prof. Dr. Francisco de Fátima (FALET-ILLA)

    Editoração Curadoria e Monitoria

    Profa. Dra. Regilene Sarzi Ribeiro (FAAC/UNESP)
    Steven Eden Nascimento (FAV-ILLA)
    Lucas Wilm (FAV-ILLA)
    Itair Rodrigues (FAV-ILLA)
    Luca Eduardo (FAV-ILLA)

     

    Prof. Dr. Armando Queiroz (FAV-ILLA)
    Rafaela Cardozo (FAV-ILLA)
    Lucas Wilm (discente FAV-ILLA)


  • / Resultados Submissão

    Submissões Aprovadas

    Nome completo do participante individual ou dos participantes do grupo Título do artigo ou resumo
    Ana Moraes Vieira Lágrima como cicatriz do tempo: cosmopoéticas sonoras
    Aline Cristina Romagnoli
    Jaqueline Costa Castilho Moreira
    Redes sociais e gestão do conhecimento: a contribuição dos recursos do Viva Engage para os modos de conversão do conhecimento.
    Regilene Sarzi-Ribeiro
    Pedro Alves da Veiga
    Videoarte e arte generativa: performatividade videográfica, tecnodiversidade e IA generativa – aproximações e repercussões
    Leonardo Eloi Soares de Carvalho, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, Vânia Dolores Estevam de Oliveira Estudo das diretrizes do modelo de acessibilidade WCAG 2.2 para pessoas com deficiência visual
    Leonardo Eloi Soares de Carvalho, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, Vânia dolores Estevam de Oliveira Estudo das diretrizes do modelo de acessibilidade WCAG 2.2 para pessoas com deficiência visual
    Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui, Laurita Ricardo de Salles, Projeto 10 Dimensões 2024/UFRN Ondas Sonoro/Luminosas Metaverso/3
    Wilton Garcia Desafios da comunicação digital: criatividade e flexibilidade
    Marcilon Almeida, Daniel Christino, Arnaldo Alves e Marcel Ferrante Plataforma Oportunidades: soluções digitais inovadoras para políticas públicas de emprego e renda no Estado de Goiás.
    Elias do Nascimento Melo Filho Realidade Virtual utilizada como recurso didático a aprendizagem de Lógica de Programação
    Elias do Nascimento Melo Filho Metaverso como Plataforma para Arte Científica: Investigando conceitos científicos por meio da Realidade Virtual
    Hugo Alexandre Dantas do Nascimento
    Marcilon Almeida de Melo
    Laurita Ricardo de Salles
    Wagner Bandeira da Silva
    Sérgio Teixeira de Carvalho
    Luciana de Oliveira Berretta
    Investigação sobre Interações entre Espaços Físicos e Espaços Digitais Imersivos
    Rosangella Leote e Helena Hernández Acuaviva Vidas duplas: Arte e redes sociais
    Milton Terumitsu Sogabe Próteses na intersecção entre corpo e Arte.
    Tauan da Cunha Ribeiro e Mário Lima Brasil Harmonia Quântica: uma exploração transdisciplinar da Música através da Física Quântica
    Tajla Caroline Castelar Vale Medeiros e Nivalda Assunção de Araújo Cao-Fei.coisificações
    Paulo Cesar Teles A Floresta ... olha prá você! - Experiências ultra-amazônicas
    Renan Vinicius Aranha Interação Humano-Computador além da matriz curricular: explorando as oportunidades da extensão universitária
    Agda Carvalho, Murilo Orefice, Livia Farias Cassimiro, Pedro Henrique Lima de Carvalho, Isabelle Carvalho Ferreira da Silva Design e experiência: entre autômatos e seres vivos
    Rosangella Leote e Fernando Fogliano Artistas e IA: o paradoxo de jogar contra as regras contribuindo para o sistema humanos-máquina.
    Fernando Fogliano
    Cristiane Duarte
    Daniel Boanerges
    Daniel Seda
    Criatividade Humana e Inteligência Artificial
    Val Sampsio & Moara Tupinambá Notas sobre Técnicas e Cosmotécnicas da Nação Tupi das Águas Doces
    Heloisa Maria de Araujo Pinheiro; Wagner Bandeira Aplicativo-guia para implementação de padrões WCAG
    Everaldo Pereira
    Ana Paula Scabello Mello
    Omar Alonso García Martínez
    Priscilla Rodrigues Santana
    Flávia Janine Rosante Beo
    Gabriel Potenza Bunilha
    Yasmin Pacheco Gil Bonilha
    Thais Midori Tomigawa
    Ivy Abreu Brandt
    Design digital, IoT e IA: contexto e perspectivas para criação de interfaces de voz e imagem para auxílio a pessoas com transtorno neurodegenerativo de memória.
    Murilo Marcos Orefice Estudos sobre o processo de criação de gravuras com matrizes impressas em 3D
    Teófilo Augusto da Silva e Armando de Queiroz Santos Junior Bases para a reflexão do Amazonofuturismo e da Cosmovisão Amazônica
    Hermes Renato Hildebrand e Andressa Schneider REFLEXÕES SOBRE OS “DEUSES AMERICANOS” DE NEIL GAIMAN E SUAS SIMILARIDADES COM A INTERNET E AS MÍDIAS SOCIAIS
    Lilian do Amaral Nunes EcoArte::Terra em Trânsito
    Suelen Brandes Marques Valente, Carina Ochi Flexor e Luciano Mendes Literatura para e pela infância: um olhar teórico-prático sobre o objeto livresco
    Suellen Tobler

    APLICATIVOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS INDÍGENAS DE POVOS DO BRASIL

    Marcio Alves da Rocha Patologias Ético-Sócio-Técnicas da IA Generativa: Moralidade das Máquinas,extrativismo criativo e ciber-doutrinação.
    Evandro Nicolau Solstícios Equinócios: Arte e Emergências Climáticas
    Lorena Ferreira Alves A poética da escuta íntima: uma análise sobre a criação de espaços de intimidade a partir da gravação sonora
    Martin Groisman Realidades Expandidas

    - Pôster

    Scottie Chih-Chieh Huang Biomimicry Aesthetics on Robotic Calligraphic Drawing
    Gabriel Cesar Camargo e Luisa Paraguai Transcrições poéticas de dados em “R-SCUTI – quando as estrelas tocam”
    Stella Maris Maricato de Souza e Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro (Coordenadora do Projeto) DOS ESTÍMULOS À TECNOLOGIA: A EFETIVIDADE DAS INTERAÇÕES SENSORIAIS
    Miguel Alonso Araujo Carvalho Relógios de artista: diferentes propostas para temporalidades
    Smyrna Melissa da Silva Gonçalves e Amilton Damas de Oliveira Recorte e colagem: tecnica tradicional ao digital
    Polianna Ciqueira Santos Uma leitura crítica das revoluções em “Uma canção de Liberdade” de William Blake
    Hosana Celeste Oliveira, Nazaré Galiana Serrão de Souza, Sarah Nazik Capitulino Queiroz A OBRA DE EFE GODOY: CONVERGÊNCIAS ENTRE NEUROCIÊNCIA AFETIVA E ESTUDOS QUEER
    Lucas Almeida Wilm e Teófilo Augusto da Silva Arquivo corrompido, imagem distorcida: poética visual em Glitch Art

    - Obras aceitas para Exposição

    Ana Moravi e Artur Cabral Carpideira: máquina de venda de lágrimas. Objeto computacional / áudio-instalação
    Pedro Alves da Veiga G.O.D.L.E.S.S. (2024) videoarte generativa (7'40")
    Luca Eduardo Fotografia e Experiência Interativa em formato de jogo instalação game-art
    Maiara Martins Gomes Play Dead (2024) Videoarte
    Alexandre Rangel Poemas inorgânicos para plantas mecânicas Sistema de Inteligência Artificial e programação sonora em sistema Sonic Pi
    Helena Hernández Acuaviva e Agda Carvalho Sesgos y traducción automática (Vieses e tradução automática) Video-projeção
    Kelly de Oliveira Game Over Videoarte
    Suzete Venturelli, Itair Rodrigues e Deforum Stable Diffusion Desintrusão Urgente: Garimpo, Mulher, Cubiu (primo do tomate) Videoarte
         
    Kokinire Haraxare Gavião Além da Floresta - Os indígenas na Universidade Documentário
    Resultado da Residência    
    AGDA CARVALHO PLATZ  
    Carina Flexor e Luciano Mendes Aigafoportna Curta Animação
    Gabriela Mutti No mato tem Caipora Videoarte de Ficção
         
    Ecoartes    
    Lilian Amaral / Coletivo HolosCi(u)dad(e) – Marcos Umpièrrez, Bia Santos, Liliana Fracasso, Marina Buj, Laurita Sales, Ivan David, SP/BR, UY, ES, CO, IT (Coordenação em rede) Desieto/Inundación II Interactivo, 15’59”, 2023
    Lucas Bambozzi Solastalgia vídeo digital, projeção FullHD, 13min 2020-2023
    Maurício Adinolfi Caronte: Monte Cabrão vídeo, 5’34”, 2023
    Lynn Carone EntreMundos Video – FullHD, 5’03” ,2023
    Val Sampaio WUIRAPU'RU' vídeo, 13’25”, 2024
    Síssi Fonseca Apuí video 18 ‘, 2023. Videoperformance
    Luisa Giraldo Descoajar la montaña Video, 7’07”, 2023
    Giselle Beiguelman Botânnica Tirânnica: uma genealogia do preconceito Ensaio Audiovisual
    Suzete Venturelli, Camille Venturelli, Cora Venturelli cavalo_banana_coco-natureza-arte AI - Revolution / Stable Diffusion, 2’19”, 2022/2024
    Tânia Fraga Jardim de Epicuro 1 Video Generativo

/EVENTO PRÉ-SIIMI

Inscrição Minicurso Procesos de Creación de archivos de arte y nuevos medios - Minicurso

Mais ...

Inscrição para Minicurso de Música Generativa

Mais ...

I Residência Artística Imersiva

Mais ...

Ecoartes ::: Tera em Trânsito - Mostra Audiovisual

Mais ...


/ Realização

LOGO ML BR DUAS CORES TRANSPARENTE 01

/ Patrocínio

Fundação Itaú      NOVA FIBRALINK LOGO 2023 MMQI2
 
    Grupo Correio Efeito 

/ Apoio

A ideia de um Media Lab é não apenas de promover pesquisas de inovação tecnológica que deve influenciar em diversas esferas do conhecimento, mas também de criar um espaço para a ambientação da comunidade interna e externa à universidade com as inovações tecnológicas.

Prof. Teófilo Augusto - Coordenador Media Lab/Unifesspa